Representantes do Nadepar - Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto e da Atitude - Associação Telêmaco-borbense para Inclusão, Trabalho e União das Pessoas com Deficiência participaram nos dias 18 e 19 outubro, em Palmas, da Semana de Produção Científica, Extensão e Inovação do IFPR Campus Palmas em parceria com o IFPR de Coronel Vivida. Na quarta (18) com a palestra "Desmistificando a deficiência" e na quinta (19) com atividades práticas paradesportivas.

A XIII Contextos & Conceitos – Mostra de Produção Científica e Extensão, ocorreu no campus Palmas.  O evento teve como objetivo fortalecer a cultura acadêmica nos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Mostra é um evento acadêmico de destaque na região, abrangendo toda a comunidade acadêmica em suas diversas particularidades, incluindo cursos técnicos, licenciaturas e bacharéis, bem como a comunidade externa.

A participação do Nadepar e da Atitude, contou com o apoio da Prefeitura de Telêmaco Borba, e  no evento teve dois objetivos. O primeiro, a importante discussão acadêmica a respeito da necessidade urgente do olhar desmistificado sobre a deficiência e a importância do esporte no desenvolvimento das PCDs (Pessoas com Deficiência). E no segundo momento, a realização de uma oficina de iniciação ao paradesporto. Esse segundo momento foi realizado porque o Instituto deseja iniciar um trabalho paradesportivo no campus para atender a população do município de Palmas.

Para professora Silvana Dias, técnica do Nadepar, “é uma honra colaborar para que outros municípios possam iniciar o trabalho paradesportivo, pois sabemos da importância para as PCDs. Como é bom saber que Telêmaco Borba se tornou referência para outras cidades. Agradecemos ao prefeito Dr. Marcio Matos e a vice-prefeita Rita Araújo e ao secretário de Esportes, Fabrício Flores por tudo o apoio”, destacou.

Para Allan Lopes,  presidente da associação Atitude e atleta Nadepar,  a discussão sobre os preconceitos com as pessoas com deficiência é fundamental. “Que as pessoas parem de enxergar com olhos de pena e no lugar de verem problemas e sofrimento passem a ver possibilidades na vida dessas pessoas”, avaliou.

Marcos Camilo, vice-presidente da Atitude, técnico e atleta do Nadepar, considera importante divulgar o paradesporto pra que o nível cresça no Paraná. “Temos bons atletas, mas poderíamos ter mais. São tão poucas cidades no Parajaps pra um estado tão grande. E o mais importante, levar nossos alunos, seja com qual deficiência, para passar a experiência na prática e como o Nadepar mudou a vida deles”, concluiu.