Pelo segundo ano consecutivo, as associações de pessoas com deficiência de Telêmaco Borba, Atitude e APTAA (A Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas) se uniram a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Recreação (SMCER), para promover um dia das crianças especial as  PCDs de Telêmaco Borba.

O evento acorreu no dia 12 de outubro, das 13h30 às 17h,  no ginásio Furtadão, com a oferta de pintura de rosto, brinquedos, pipoca, algodão doce e um delicioso lanche para as PCDs  seus familiares.

A atividade foi pensada com intuito de garantir um espaço adaptado para que as PCDs pudessem se divertir com segurança e tranquilidade neste dia das crianças.

A monitoria dos brinquedos ficou sobre os cuidados dos voluntários do grupo de corrida Falcão Peregrino, parceiros da SMCER e das associações e  que sempre apoiam a causa PCDs.

Para Allan Lopes, presidente da Atitude, é motivo de orgulho proporcionar, com ajuda da administração municipal, um evento que atende as especificidades PCDs. “Sabemos da dificuldade dos pais em leva-las em eventos maiores, esperar em filas, acessar os brinquedos, por esse motivo pensamos esse dia, e estamos realmente muito felizes em poder realiza-lo pelo segundo ano ”.

Para Larissa Vieira, presidente da APTAA, é muito importante para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares,  saberem que podem contar com um momento como este, é um forma de demostrar o respeito e carinho das associações e da administração municipal pelas pessoas com TEA.

Para professora Silvana Dias, este momento é nossa forma de cumprir o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que prevê a garantia de acesso a lazer as PCDs. “Sabemos que muitas delas ficam horas em casa, ou quando saem muitas vezes é para o compromisso das terapias. Suas rotinas e de seus familiares não são fáceis. São cheias de compromissos, terapias, consultas, por isso ter um momento de lazer, tranquilo, seguro, com olhar atencioso a sua necessidade é maravilhoso”.

Para Thyago Santos, chefe de Sessão de Recreação, responsável pelo projeto brincar da SMCER, “foi um prazer participar do evento e ver o rosto a satisfação das crianças. Esse é objetivo da recreação, poder  oportunizar momentos de lazer para as famílias do nosso município”.

Kessi Iarosz, chefe de divisão de Esportes,  ressaltou a satisfação em contribuir no evento, com atividades que respeitam as PCDs, evento sem som, com atendimento personalizado, respeitando as individualidades. “Nossos agradecimentos a administração municipal, na pessoa do prefeito Dr. Marcio Matos e a vice-prefeita Rita, por mais esta parceria bem sucedida”.