Uma equipe composta de 26 paratletas do Nadepar - Núcleo de Atividades de Desenvolvimento do Paradesporto de Telêmaco Borba participou na última quarta-feira (11) da primeira etapa do Festival Paradesportivo das regionais na cidade de Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e da Paraná Esporte pela 12ª Regional de Esporte.

O evento aconteceu no Complexo Esportivo Alzemiro Francisco Rech com objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio da prática esportiva adaptada.

As atividades apresentadas aos atletas foram, o atletismo com cadeiras de rodas, bocha paralímpica, tênis de mesa, golf-7 e atletismo. "Cada cidade participante levou sua equipe de atletas para competir e compartilhar experiências.

Cada cidade ficou responsável por uma oficina no evento, Telêmaco Borba colaborou na apresentação de corrida em cadeira de rodas.

Para professora Silvana Dias, técnica do Nadepar, os festivais são muito importantes para inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) e para promoção do paradesporto. “Temos muitos alunos em fase de iniciação esportiva, estes ainda não participam dos campeonatos oficias, e outros que participam dos treinos, mas não chegam ao rendimento. Para esses grupos, os festivais são a oportunidade de sentir o gostinho da competição, também momento de laser, de aprender e de sociabilizar”, destacou.

Atleta Nadepar é destaque no evento Coxa Run 2023 em Curitiba

O atleta Luiz Felipe do Nascimento, deficiente visual, representou o Nadepar na competição Coxa Rum, em Curitiba, na quinta-feira (12), na modalidade de 10 quilômetros e conquistou o primeiro lugar na categoria PCD (Pessoa com Deficiência)

Para professora Silvana Dias, treinadora do Nadepar, a prova foi muito importante para o atleta e o grupo. A treinadora recorda que Luiz Felipe iniciou no Nadepar no início deste ano. “Não conhecia nada de atletismo, era inseguro por causa da deficiência visual, dificuldade com coordenação motora, e necessitava aprimorar o condicionamento. Ver ele hoje viajando para Curitiba, foi sua primeira viagem sozinho, isso é um marco para uma PCD completando uma prova de 10 km, e subindo no lugar mais alto do podium, é orgulho que não cabe no peito. Toda equipe se sente representada pelo Luiz Felipe”, avaliou.

Para a chefe da Divisão de Esportes, Kessi Iarosz, foi satisfatório ver os atletas se desenvolvendo fisicamente e como indivíduos. “Isso nos faz lembrar como o trabalho vale a pena”.

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Fabricio Flores, parabenizou  atleta e enalteceu os resultados apresentados pelo Nadepar no estado. “Nosso agradecimento a administração municipal, ao prefeito Dr. Márcio Matos e a vice Rita, por não medir esforços para apoiar o Nadepar”.