• Museu Histórico Municipal

De 13 a 19 de maio aconteceu a 22ª Semana Nacional de Museus (SNMs), em Telêmaco Borba a programação deu início na segunda feira (13) com a apresentação do grupo de historiadoras de Telêmaco Borba, onde pode ser visto um pouco das famílias pioneiras de nossa terra. Em continuidade, na terça feira (14), o Museu Histórico Municipal (MHM) recebeu a visita dos alunos do CMEI Mamãe Marta Margarida, os pequenos se encantaram com a visita, aprenderam sobre o brasão do município e puderam conhecer um pouco sobre figuras políticas que fizeram história em épocas passadas, também conhecer materiais e artefatos de épocas.

Em parceria com o Museu Imigrante Holandês de Arapoti, ocorreu na quarta-feira (15), de forma remota, uma mesa redonda, mediada por Osvaldo Matos, mestre em História pela PUC (SP), professor e pesquisador, e contou com a fala das pesquisadoras, as quais abordaram sobre os temas apontados na SNM. A importância da museologia social foi destacada, assim como a relevância das paisagens como forma de suscitar pertencimento.

Já na tarde de quinta (16) foi a vez dos alunos da Escola Municipal Castro Alves visitarem o museu, de uma forma bem descontraída as crianças puderam conhecer um pouco como como viveram nossos antepassados, quais ferramentas utilizavam para o trabalho braçal, foi apresentado também figuras públicas que foram de grande importância na região. As visitas foram mediadas pela técnica de Arte e Cultura do município, Adriana Andrade.

Ainda na quinta-feira foi apresentado no espaço do Centro Cultural, o resumo do projeto literário “Zumbi”, no qual o autor destaca um breve resumo baseado no contexto histórico de violência nesta cidade, desde o caso da “Mortandade”, ali na região do Alegre, até os dias mais atuais.

O encerramento das atividades aconteceu com uma visita ao Museu Histórico de Tibagi, na sexta-feira (19), em uma parceria de cessão de obras, foi realizado o empréstimo de alguns objetos alusivos ao garimpo utilizado em meados da década de 30, esses materiais se encontram expostos no Museu Municipal de Telêmaco Borba.

O museu está localizado na Avenida Samuel Klabin 725, situado na Casa das Artes. Horário de visitas: das 09h às 11h e das 13h às 17h.

Telefone – (42) 3127-8708.

Momentos marcantes da Semana dos Museus em Telêmaco Borba, historiadoras e a participação da família Nocera.

PNAB