Prefeito Dr. Marcio Matos ao lado da autora do prato típico de Telêmaco  Borba, Vera Zaleski, que criou a receita o Entrevero de Pinhão, marcaram presença no lançamento do livro ‘Sabores dos Campos Gerais’, iniciativa da AMCG - Associação dos Municípios dos Campos Gerais.

O prefeito Dr. Marcio Matos e a autora do prato típico de Telêmaco Borba, o “Entrevero de Pinhão”, Vera Zaleski, proprietária da Lanchonete e Restaurante do Ary, participaram no dia 20 de julho, no Parque Histórico em Carambeí  do lançamento do livro ‘Sabores dos Campos Gerais’, evento promovido pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

O livro ‘Sabores dos Campos Gerais’ traz parte do trabalho desenvolvido pela AMCG Cultura durante o último ano.

“Estamos atuando, desde 2017, para resgatar os pratos que identificam cada município.  Primeiro fizemos um estudo, e depois convidamos a população para participar de um concurso fotográfico. O que resultou nesta obra”, contou o coordenador da AMCG Cultura, e secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas da cidade de Palmeira, Waldir Joanassi.

Para ele a junção de receitas tradicionais de cada município em um livro, incentiva o turismo gastronômico e fortalece a cultura dos Campos Gerais.
Além de lançar o livro, durante o evento os mais de 100 convidados puderam degustar alguns dos pratos dos municípios da AMCG.

Prefeitos e vice-prefeitos é que apresentaram as delícias. “Como estamos realizando um trabalho diferenciado na Cultura, quisemos preparar este evento, também diferenciado para mostrarmos só um pouco do que nossos municípios têm a oferecer”, explicou o presidente da AMCG, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Slobodá.

O prefeito de Carambeí, Osmar Blum e o presidente da Associação do Parque Histórico, Dick Carlos de Geus deram as boas-vindas aos presentes e destacaram a forte tradição gastronômica de seu município, que apresentou como seu Sabor a “Torta de Amora”, que maca a tradição da imigração holandesa.

“Hoje temos a honra de contar em Carambeí com o segundo Parque que recebe mais turistas no Estado.

O Parque Histórico só fica atrás do Parque Nacional de Foz do Iguaçu em visitação”, exultou, lembrando que além do parque, os turistas vão até seu município atrás das delícias da cidade das tortas.
Antes do evento, os prefeitos da AMCG realizaram uma reunião na Câmara Municipal de Carambeí, que contou com a presença do secretário estadual de Esportes e Turismo, João Barbiero, que conheceu, de antemão, o livro ‘Sabores dos Campos Gerais’.

“Um de nossos atrativos é a gastronomia. Este livro certamente vai ajudar no fortalecimento do turismo gastronômico dos Campos Gerais”, avaliou, destacando ainda os atrativos naturais da região, que “são fora do comum”.

Devido a esta junção de atrativos, Barbiero está se empenhando para formar uma rota no sul do país, que inclui os municípios dos Campos Gerais, com a porta de entrada sendo o município de Foz do Iguaçu. “Já estou em conversa com os empresários da Azul para verificar a possibilidade de contar com um voo semanal de Foz para Ponta Grossa”, adiantou, ressaltando que isto irá facilitar a vinda de turistas do país e também de estrangeiros para a região.

Além disso, Barbiero pretende apresentar o roteiro Campos Gerais para a CVC. O que colocaria a região na “prateleira” das 1800 lojas que a Agência conta no Brasil. Outro fator que o secretário de Estado avalia como imprescindível para o desenvolvimento do turismo regional é a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, tema que deve ser apresentado para votação na Assembleia Legislativa do Estado já nos próximos meses.

Tudo isso, contando com o apoio da Associação dos Municípios dos Campos Gerais. “Os prefeitos têm a responsabilidade de cuidar de seus municípios e ainda formar uma região. Temos que ter consciência do que o turismo pode gerar em termos de riqueza e para a economia”, disse, destacando a atuação do presidente da AMCG, Juca Sloboda para o desenvolvimento e fortalecimento da região. “Com um presidente atuante a AMCG cresceu”.

Experimente você também fazer a receita do “Entrevero de Pinhão” – Prato Típico Telemacoborbense

Ingredientes

3 quilos de posta vermelha cozida, cortada em cubos

1,5 quilo de charque cozido, também cortado em cubos

1,5 quilo de pinhão cozido, cortado ao meio

4 tomates picados

2 dentes de alho

1 cebola média picada

cheiro verde

Modo de preparo

Numa panela grande, coloque o alho e a cebola para fritar em óleo quente. Depois, acrescente o tomate picado, o pinhão, o charque e a carne para cozinhar todos juntos. Em seguida, coloque um pouco de água para ajudar no cozimento. Não há uma quantidade certa, os ingredientes só não podem secar na panela. É necessário mexer sempre. Depois de tudo preparado, dentro da panela, a média de cozimento é de 30 minutos até chegar a uma consistência ideal. Quanto mais tempo na panela, melhor. Quando a carne estiver bem cozida e o molho encorpado, jogue o cheiro-verde por último, um pouco antes de servir.

Fonte - Com informações da AMCG.