Por iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, foi realizada, terça-feira (24), no Centro de Convivência do Idoso de Imbaú, a I Conferência Intermunicipal de Cultura, que reuniu os municípios de Telêmaco Borba, Ventania, Ortigueira, Reserva e Imbaú.

O tema em destaque tratou a “Democracia e Direito à Cultura”, assunto que norteou a palestra de Andressa Oliveira, agente regional da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) do Governo do Paraná.

O objetivo foi reunir representantes da sociedade civil, governamental e federal entre artistas e o público em geral para dialogar sobre os eixos estabelecidos pelo documento norteador que direcionou as etapas da conferência.

O município de Telêmaco Borba foi representado pelo chefe de divisão de Cultura Élyson Gomes, juntamente com sua equipe técnica e cultural, além da presença da chefe de divisão de Esporte Kessi Iarosz, que também prestigiou o evento.

Membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC) estiveram presentes, representando suas áreas, assim como o escritor e também suplente Antonio Marques que contribuiu com sua experiência e disponibilidade para fortalecer o eixo do qual participou nos debates. O artista plástico Bruno Cruz contribuiu com o Eixo 5, que tratou de Economia Criativa, Trabalho Renda e Sustentabilidade.

Foram explanados 6 eixos temáticos da Conferência, sendo o 3 e 4 conduzidos por representantes de Telêmaco Borba.

O Eixo 3, tratou sobre Identidade, Patrimônio e Memória, teve a frente Laís Colauto, jurista, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Telêmaco Borba | segmento Patrimônio e Preservação da Memória, conselheira Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

O Eixo  4, que ressaltou a Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, foi  presidido pelo mestre Guilherme Sachs, docente do Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec).

Os demais eixos trataram: Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social; e Eixo 6: Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A plenária pôde fazer os apontamentos de propostas para as políticas municipais de cultura e para a Conferência Estadual de Cultura.

Finalmente, foram nomeados os delegados que vão representar os municípios da região na 4ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná. São eles: Lais Colauto, Guilherme Sachs e Elizeu Aparício, representantes da Sociedade Civil. Enquanto que o representante governamental Fernando Wauricki.

Laís, presidente do CMC, compreende que o evento proporcionou uma nova etapa na jornada das conferências, e será uma das representantes da sociedade civil na etapa governamental em Foz do Iguaçu.

O professor mestre Guilherme, eleito através do mesmo processo democrático, representará o território na etapa em Foz. Sachs também atuou no biênio passado enquanto Presidente do CMC.

Para nossa alegria e representatividade dos três eleitos,  dois candidatos são representantes de Telêmaco Borba, sendo um deles o indígena Kaingang Elizeu Aparicio da aldeia de Queimadas em Ortigueira, nosso município será representado por pessoas comprometidas com a cultura e que com certeza levarão as propostas eleitas para debater na próxima fase.

O NAC - Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal do Paraná esteve representado por seu presidente professor Dr. Rafael Augusto Michelato, o qual contribui com sua experiência e conhecimento tanto como professor de música do Instituto como representante do Nac.

Élyson Gomes agradeceu a participação ativa na Conferência, as parcerias firmadas, e a equipe de cultura, representantes e autoridades dos municípios participantes pelo apoio e união nesse evento tão importante e de representatividade da cultura deste território.