Telêmaco Borba recebeu no sábado (14), no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), nas dependências do Teatro Maestro Sirinho, o Encontro Literário da Academia de Letras dos Campos Gerais.

O evento foi promovido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER), em parceria com a Academia de Letras dos Campos Gerais. A articulação para que o Encontro ocorresse no município foi feita pelo escritor e advogado Dr. Marcos Bahena, que também é representante de Telêmaco na Academia de Letras.

O encontro foi acompanhado pelo prefeito de Telêmaco Borba Dr. Marcio Matos, o chefe da Divisão de Cultura, Élyson Gomes, e a coordenadora do Museu Histórico Municipal Adriana Andrade.

Pela Academia de Letras dos Campos Gerais a presidente Neuza Helena Postiglione Mansani, o vice-presidente Rafael Gustavo Pomim Lopes e a secretária geral Teresa Jussara Luporini.

A abertura ocorreu com uma linda apresentação de ballet, pelo Projeto Na Ponta dos Pés, coordenado pelo Professora Sinthia Bulcão. As bailarinas encantaram e emocionaram o público com homenagens aos professores e às mulheres.

Após a apresentação, aconteceram palestras que trataram do tema Telêmaco Borba, os seus primórdios e a emancipação, com a participação do bibliotecário da Biblioteca Pública Municipal Antonio Marcos Afonso e o representante da Klabin, gerente de e Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin Uilson Paiva que tratou sobre os livros Caminhos do Puma e Novos Caminhos do Puma.

O grupo de historiadores de Telêmaco apresentou o livro infantil “Lantejoulas Vermelhas”, escrito por Cinthia Benck e ilustrado pelo artista plástico Bruno Cruz.

Para finalizar a série de palestras, a presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais Neuza Mansani fez uma fala muito emocionada sobre a Academia, os Encontros e a luta para manter viva a Literatura.

Após a palestra, os acadêmicos e convidados fizeram um passeio turístico pelo Município, coordenado pela turismóloga Leticia Ribinski. Passaram pela Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, pela Praça dos Pinheiros, finalizando com um passeio pelo Bonde Aéreo e pela Vila Harmonia.