O Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), a Biblioteca Pública e o Teatro Maestro Sirinho, está decorado em alusão ao “Agosto Lilás”.

Quem passar em frente poderá ver a fachada nas cores lilás, com destaque no período noturno onde a cor se propaga e pode ser vista com maior evidência.

O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Ações do “Agosto Lilás” em Telêmaco Borba

O “Agosto Lilás” vem sendo colocado em prática pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). O mês que é dedicado ao enfrentamento à violência doméstica e familiar está com um cronograma intenso no município.

Palestras estão sendo realizadas e programadas para o mês que vão envolver as servidoras e também a comunidade.

Com o objetivo de alcançar o maior número de mulheres, o CMDM definiu uma agenda para falar do assunto nos programas de rádio da cidade.

Uma blitz educativa ocorreu no sábado (12), pela manhã, na Avenida Horácio Klabin, com informações e esclarecimentos de  dúvidas sobre os vários tipos de violência contra a mulher, o que pode ser feito, onde denunciar e como procurar ajuda.

Outras ações como palestras e roda de conversa nas secretarias municipais e entidades.

No sábado (19), houve uma ação na Praça da Família, e no dia 25, às 14 horas, está programada uma blitz na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

As comunidades do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Guarda Mirim também receberão ações do “Agosto Lilás”.

Na quarta semana do mês, a semana “Quebrando o Silêncio”, instituída por lei, passa a fazer parte do “Agosto Lilás”.

Para a presidente do CMDM, Bruna Luana Souza Javorski, a campanha é necessária, considerando o alto número de casos de violência doméstica em no município. Bruna destacou ainda o protagonismo das conselheiras municipais, pela participação ativa na campanha.

As ações do “Agosto Lilás” estão sendo realizadas pelo CMDM em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão das Mulheres Advogadas.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

PNAB

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba