O prefeito, Dr. Marcio Matos, recebeu na manhã de segunda-feira (31) os cantores de Telêmaco Borba que foram premiados no Festival de Inverno dos Campos Gerais realizado nos dias 22 e 23 de julho, em Ponta Grossa.

Estiveram no Gabinete a dupla Wilian & Diego (1º lugar na categoria Sertanejo Autoral), Rodrigo & Rafael (2º lugar na categoria Sertanejo Autoral) e Aline Bahr (Prêmio de Superação). Além do prefeito, eles foram recebidos pela vice-prefeita, Rita Araújo, os secretários Dr. Rubens Benck (SGG) e Fabrício Flores (SMECR), o chefe de Gabinete, Wanderley Carneiro, e os servidores da Cultura, Elyson Gomes e Jacqueline Lemes.

O prefeito parabenizou todos os vencedores e destacou que os artistas da cidade devem ter maior visibilidade. “A premiação só demonstra que temos grandes artistas em nossa cidade. Nós vamos trabalhar para cada dia mais dar visibilidade a eles, para que eles tenham o seu trabalho amplamente divulgado e também que eles divulguem a nossa cidade, através do seu talento”, destacou, Dr. Marcio.

A vice-prefeita agradeceu a todos por tão bem representarem a cidade e também lembrou da dificuldade que os artistas tiveram durante a pandemia. “Nós tivemos a pandemia e também um tempo em que a cultura foi deixada de lado, porém estamos tendo um remonte e a Cultura está sendo valorizada. Nós temos que nos juntar ainda mais para valorizar nossos talentos”, afirmou, Rita.

Dr. Benck ressaltou a importância da Cultura como transformação social. “Nós temos que valorizar cada vez mais nossos artistas, nossa cultura. Temos que abrir cada vez mais espaço, pois assim a sociedade cresce. Muitos movimentos sociais importantes surgiram a partir de artistas”, comentou.

O secretário de Cultura, Esporte e Recreação, adiantou que está sendo realizado um projeto para incentivar os músicos da cidade, onde haverá apresentações de diversos ritmos. “Nós estamos finalizando o projeto e em breve vamos apresentá-lo”, concluiu, Fabrício.

A cantora Aline Bahr mostrou uma caixa que ganhou no Festival, com vários objetos que destacam o tropeirismo. Ela destacou sua surpresa em conseguir o prêmio. “Eu fiquei muito feliz por chegar no meu primeiro festival, representar nossa cidade e ser premiada”, afirmou.

A dupla Wilian & Diego disseram que tinham escrito a composição para o Festival Gomarábica onde conseguiram uma boa colocação e agora conseguiram o prêmio. “Ficamos muito felizes de trazer o prêmio para cá, concorrendo com muita gente boa, inclusive daqui. Além de ganharmos o prêmio, notamos que nossa cidade é muto respeitada fora também”, explicaram.

A dupla Rodrigo & Rafael agradeceram o apoio que a Prefeitura deu, principalmente o Elyson e a Jacqueline. “Eles foram muito importantes. Nos deram todo apoio, sanaram as dúvidas e nos motivaram para chegar ao prêmio. Só temos que agradecer a todos vocês”, falaram.

FESTIVAL

O Festival de Inverno dos Campos Gerais, organizado da Prefeitura de Ponta Grossa, através das Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, com apoio da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) contou com a participação de sete artistas de Telêmaco Borba.

Aline Bahr, Érica Prado, Zé Roberto e Gabriel, Rodrigo e Rafael, Rafael Ribeiro, Émerson Rodrigues, Sandro Ubiratan e a dupla Wilian e Diego marcaram presença.

As apresentações artísticas do festival lotaram o Centro de Eventos de Ponta Grossa, com cantores de dez municípios no Concurso de Música Sertaneja, que agitou o sábado (22) e o domingo (23) com as finais das três categorias: sertanejo autoral, sertanejo raiz e sertanejo universitário.

A competição reuniu talentos de diversos municípios da região, como Arapoti, Carambeí, Castro, Ortigueira, Piraí do Sul, São João do Triunfo, Telêmaco Borba e Ventania. As apresentações foram marcadas por muito talento e paixão pela música sertaneja, estimulando e valorizando os artistas locais.

Os primeiros colocados no Concurso de Música Sertaneja do Festival de Inverno 2023 receberam um prêmio de R$ 4 mil, os segundos colocados foram premiados com R$ 2 mil, e os terceiros colocados receberam R$ 1 mil.