O estilo Sertanejo dará a abertura ao XVI Festival de Música Gomarábica, nesta terça-feira (19), a partir das 19h, no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura). As apresentações serão no Teatro Maestro Sirinho. Logo na primeira noite, 23 apresentações divididas em composição e interpretação.

Na quarta-feira (19), a partir das 19h, será a vez do estilo MPB com 20 apresentações entre interpretação e composição e 10 apresentações de interpretação do Rock Nacional.

Quinta-feira (20), às 19h, seguem os estilos MPB com 12 apresentações e o Rock Nacional mais 17 apresentações, ambos na categoria composição e interpretação.

Sexta-feira (21), 19h, haverá 12 apresentações no Sertanejo e outras 12 no Samba e Pagode, ambos os estilos na categoria composição e interpretação.

A grande final do Festival Gomarábica será no sábado (22), a partir das 19h, nos estilos Sertanejo, MPB, Rock Nacional e Samba e Pagode, nas categorias composição de interpretação.

O Festival Gomarábica é uma realização da Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER).

A premiação este ano será de R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o terceiro e R$ 1 mil para cada um dos quatro estilos musicais (Sertanejo, MPB, Rock Nacional e Samba e Pagode) nas duas categorias (composição de interpretação.

Após dois anos sem a presença de público em virtude da pandemia da COVID-19, o Festival abre suas portas para que as famílias venham ouvir e aplaudir os talentos da cidade e região.

“Convidamos a todos que venham prestigiar nossos artistas, eles merecem. A cada ano o Festival vem sendo aprimorado e certamente nessa edição com uma premiação ainda melhor aos ganhadores. Nosso objetivo é sempre fomentar a Cultura na cidade e região”, destacou o prefeito Dr. Marcio Matos.

O prefeito que estará junto com o secretário municipal de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores, realizando a abertura do Festival.

Gomarábica

O Festival é uma tradição no município, tornou-se um projeto de Lei em homenagem a Serafim Colombo Gomes, o popular Gomarábica. Um artista completo, músico, cantor e compositor, circense, radialista e um show de desenvoltura que conquistou o público por onde passou, inclusive na cidade de Telêmaco Borba, onde se apaixonou e fixou residência. Participou ativamente em nome da arte e da cultura no município.

Sucesso “Poeira”. A composição de autoria de Serafim Colombo Gomes e Luiz Bonan, foi premiada por vencer o "1° Festival de Música Sertaneja” promovido pela Rádio Nacional de São Paulo, em 1968. Essa música foi cantada primeiramente pelo Duo Glacial, uma dupla de cantores paulistanos de música sertaneja.

Essa canção foi então também gravada por Sérgio Reis e foi utilizada, na íntegra, na abertura do filme O Menino da Porteira. Posteriormente foi gravada e regravada por inúmeros artistas como Raimundo Fagner, Xavantinho, Pena Branca, Inezita Barroso, Chrystian & Ralf, Daniel, Padre Fábio de Melo (este último gravou a canção com o título "Poeira Vermelha"), entre outros, além de ter sido utilizada, também, no filme 2 filhos de Francisco. (Fonte - Wikipédia).

Foto (arquivo PMTB) - Tradicional Festival Gomárabica, realização da refeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER).