Acontece em Ponta Grossa, neste sábado (24), o Fórum Regional de Cultura do Paraná. Será realizado das 14 às 16 horas, no Centro de Cultura de Ponta Grossa, com o propósito de recolher propostas para o Plano Estadual de Cultura e para a regulamentação da Lei Estadual de Incentivo Fiscal.
Os representantes da Macrorregião dos Campos Gerais, entre os quais o jornalista Victor Miranda, levará ao Conselho Estadual de Cultura, na reunião do dia 30 de novembro e 1º de dezembro, em Curitiba.

O evento reunirá artistas, gestores culturais e pessoas interessadas no tema para discutirmos a posição dos Campos Gerais no que diz respeito ao Plano Estadual de Cultura e os Programas de incentivo.

As propostas para discussão:
Propor o desenvolvimento cultural de forma regionalizada com foco no:
a) - Planejamento coordenado, integrado e participativo com vistas a elaboração do Plano Estadual de Cultura.
b) - A análise situacional na região dos Campos Gerais para fins de planejamento, definição de diretrizes e ações.
c) articulação intersetorial e cooperação entre os vários participantes da região.

Este processo deve:
• Envolver representantes de todas as instâncias, poder público, iniciativa privada, sociedade civil, artistas, instituições de ensino etc.

• Respeitar as diferenças de opiniões na construção de consenso, promovendo discussões conjuntas e negociações entre os participantes;

• Levar em consideração o conhecimento local, as habilidades, as vocações, a cultura local e as experiências, para seu aproveitamento e inclusão no processo de elaboração do plano;

• Definir uma comissão regional representando os diversos setores culturais para que esta acompanhe os trabalhos realizados junto ao Consec, auxiliando os representantes da região nos trabalhos de elaboração do Plano Estadual de Cultura.