A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, detectou infestação de carrapatos em algumas localidades do município.

Para evitar que esses animais infestem outras localidades, a Vigilância está monitorando esses locais e esclarecendo aos munícipes sobre a biologia desses animais, além de orientar e esclarecer os procedimentos para a realização do controle e eliminação.

Os carrapatos não são insetos, são artrópodes pertencentes à classe Arachinida, como as aranhas e escorpiões. Os carrapatos ocorrem em quase todos os continentes. São ectoparasitos (parasitas externos) de vertebrados (mamíferos, répteis, aves e anfíbios), ocorrendo em animais silvestres, domésticos e mesmo o homem, alimentando-se do sangue (hematófagos). Existem 2 fases de vida: fase de parasitismo (no hospedeiro) e fase de vida livre (solo, tocas, buracos, ninhos e vegetação).

Vale ressaltar que quando um local apresenta-se infestado apenas 5% dos carrapatos estão no corpo do animal. Os demais 95% encontram-se no ambiente nas suas formas imaturas (ovos, larvas e ninfas). Dessa forma, para um tratamento eficaz, tanto o animal como o ambiente devem ser tratados simultaneamente, a partir de aplicação local com carrapaticida específico para cada finalidade.

Manter a vegetação de jardins e quintais aparada pode auxiliar no controle da infestação nas residências, associada ao tratamento local. Para o controle adequado, deverá haver orientação de um profissional médico veterinário de sua confiança.

 

Ciclo de vida

Os carrapatos possuem ciclo de vida que inclui as fases de: ovo-larva-ninfa e adulto.

Após ingerir sangue de um hospedeiro, a fêmea se desprende do mesmo e deposita milhares de ovos, geralmente no ambiente, morrendo em seguida.

Em condições satisfatórias de temperatura e umidade, ocorre a incubação (entre 30 a 40 dias, aproximadamente) e, após este período, as larvas eclodem.

As larvas oportunamente fixam-se em um hospedeiro (normalmente de pequeno porte), realizam repasto sanguíneo, desprendem-se deste, caem no ambiente e após 10 dias, em média, realizam a ecdise (muda) para o estágio de ninfa.

Após cerca de 3 semanas, as ninfas já estão prontas para alimentação em hospedeiro de pequeno porte.

Quando alimentadas, estas ninfas caem no solo e realizam ecdise transformando-se em adultos.

Em um hospedeiro (normalmente de grande porte), macho e fêmea adultos acasalam e a fêmea alimenta-se de sangue, iniciando um novo ciclo.

 

Combate eficaz ao carrapato

  • Evitar sentar ou deitar em gramados nas atividades de lazer como caminhadas, piqueniques ou pescarias;
  • Manter pastos, lotes vazios e gramados sempre limpos, cortados rente ao solo para que o sol possa aumentar a temperatura e diminuir a humidade no ambiente do carrapato reduzindo o seu tempo de vida;
  • Vistoriar o corpo do seu animal doméstico com frequência, principalmente quando estiver inquieto e com muita coceira, e lave com frequência os abrigos (casinha e caminha) dos cães e gatos;
  • Utilizar periodicamente carrapaticidas em cães, bois e cavalos conforme recomendações do profissional Médico Veterinário; Apenas uma aplicação pode não ser suficiente;
  • Não deixar seu cão ou gato circular próximo aos locais infestados, pois eles podem trazer os carrapatos para a sua residência; Mantenha-os dentro do seu quintal, sem acesso à rua; e, ao sair para caminhada, contê-los em coleira e alça guia.
  • Em caso de infestações em casa, a dedetização deve ser completa, incluindo paredes, muros e grama. Retire seus animais de estimação do local para realizar a aplicação do produto e sempre siga corretamente a especificação da bula do produto;
  • Não jogar lixo ou restos de alimentos em vias públicas, pois podem atrair animais como cães e gatos, que servem de hospedeiros para o carrapato e podem infestar o ambiente;

 

O combate inclui

No animal:

Banhos carrapaticidas indicados pelo médico veterinário. Quando a infestação é grande, repetir os banhos a cada 15 dias; Animais de pelos longos devem ser tosados no verão, época em que o calor e umidade fazem com que a incidência de carrapatos aumente muito;

No ambiente:

Uso de carrapaticidas: aplicar nos canis, casinha dos cães, frestas nas paredes ou pisos. Repetir o tratamento a cada 15 dias.

Uma opção caseira são aparelhos com jato de vapor d´água fervendo, o calor irá destruir todos os estágios do carrapato. Repetir o tratamento a cada 15 dias.  Se possível, fechar todas as frestas existentes nos canis ou paredes dos quintais, assim como no piso;

 

Importante

  • Filhotes, fêmeas gestantes e gatos não devem ser banhados com produtos carrapaticidas;
  • Consulte o veterinário antes de usar qualquer produto;
  • Banhos carrapaticidas devem ser dados com o cuidado de não permitir ao animal lamber o produto durante o banho. A ingestão pode causar intoxicação grave;
  • Animais com ferimentos abertos (feridas ou queimaduras) não devem ser tratados;
  • Quem aplica deve usar proteção no nariz e nas mãos. Não deixar o produto entrar em contato com o corpo.
  •  Deixe seus cães presos no pátio;
  •  Converse com os vizinhos para que todos façam o tratamento e cuidem dos animais;
  •  Não abandone cães infestados;
  • Os carrapatos preferem os cães, mas podem ser encontrados em outros animais, até mesmo no homem.
  • Os carrapatos podem ser potenciais vetores de doenças para os seres humanos e para o animais. Em casos suspeitos nos seres humanos procure a Unidade de Saúde mais próxima e se o seu cão foi infestado e apresentar algum sinal clínico que  chame sua atenção (apatia, falta de apetite, vômitos) procure imediatamente um médico veterinário.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba