O dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória de Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, portanto o  mês de abril dedicado à prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, sendo considerado o Abril Verde.

A equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Prefeitura está promovendo ações de incentivo à prevenção, junto às empresas do município, no sentido de conscientizar a população trabalhadora e os empregadores quanto aos riscos e prejuízos dos eventos com acidentes, doenças e mortes relacionadas ao trabalho.

De acordo com Marta Scheraiber, enfermeira da Vigilância em Saúde do Trabalhador, “acidentes de trabalho podem ser evitados, e a prevenção é direito de todos”.

A intenção do trabalho, complementa Marta, é despertar a preocupação quanto a este importante agravo à saúde que atinge milhares de trabalhadores, que sofrem acidente de trabalho e muitos morrem no exercício das suas atividades.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta aos trabalhadores conversarem com seus empregadores sobre as ações de saúde e segurança no trabalho.  Para normatizar as ações de saúde do trabalhador as empresas devem elaborar e praticar os programas que demonstrem os riscos no trabalho (PPRA -Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), as ações para controle médico de saúde (PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), para prevenção de acidentes (CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), entre outros.