A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Assistência Farmacêutica, reforça a importância da hidratação no processo de tratamento e recuperação de pacientes com dengue.

A ingestão de líquidos deve ser iniciada aos primeiros sintomas, ainda em casa, ou na sala da espera da primeira consulta médica, a fim de reduzir complicações associadas a doença.

Na dengue pode ocorrer o extravasamento de plasma, o liquido de dentro dos vasos acaba saindo, devido à diminuição na quantidade de plaquetas, por esta razão a necessidade de reposição de líquidos.

A quantidade de água para cada paciente pode variar conforme o peso, além do soro caseiro, pode haver ingestão de água, água de coco e sucos naturais.

Devido ao aumento dos casos de dengue, não apenas no município de Telêmaco Borba, mas em todo país, os envelopes de Sais de Reidratação Oral estão em falta nas unidades de atendimento. Com a falta dos sachês, a orientação é o preparo do soro caseiro.

A Coordenadora da Assistência Farmacêutica, a farmacêutica Maiara Nievola, orienta que a receita é bastante simples e fácil de fazer em casa. Basta dissolver uma colher de sopa de açúcar e uma colher tipo cafezinho de sal em 1 litro de água mineral, filtrada ou da torneira.  Se for utilizar a água da torneira ela precisa ser fervida antecipadamente e estar fria para proceder com a mistura.  Depois misture bem e beba em pequenos goles. O soro deve ser armazenado em temperatura ambiente tampado e tem duração de 24 horas.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba