Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) instituído por meio da Portaria GM/MS nº 529/2013, abril foi o mês escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas para melhoria da segurança do paciente no Brasil. Em 2024 o tema escolhido foi: "Comunicação efetiva e trabalho em equipe como base para promover a excelência do cuidado em saúde".

A comunicação é uma questão fundamental de segurança e qualidade e é fundamental para a prestação de cuidados seguros ao paciente. Falhas de comunicação e documentação inadequada ou deficiente de informações clínicas podem resultar em erros, diagnósticos errados, tratamento inadequado e resultados de atendimento insatisfatórios.

Erros de comunicação também são um importante fator que contribui para eventos sentinelas em organizações de serviços de saúde, e problemas de comunicação são identificados como um dos fatores subjacentes mais comuns nas reclamações sobre o sistema de saúde.

TRABALHO EM TIMES

O atendimento a um paciente requer a colaboração entre um grupo multidisciplinar de médicos e profissionais de saúde, pessoal administrativo, pacientes e seus entes queridos.

A Portaria 023/2023, de 12 de julho de 2023, criou o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP- SMS-TB), que tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde no âmbito da secretaria municipal de Saúde de Telêmaco Borba.

Nesse contexto, desde sua criação o NSP vem desenvolvendo ações para minimizar os riscos e prevenir eventos adversos para a segurança do paciente nos serviços de saúde.

Em 2024, o NSP compartilha a iniciativa do Ministério da Saúde, convocando todos os serviços de saúde do país a incentivar a comunicação e o trabalho em equipe para assegurar cada vez mais a qualidade da assistência prestada.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, é preciso ter uma comunicação mais efetiva e mais empática, para que a comunicação de fato aconteça da melhor forma possível com o engajamento de toda a equipe. “É preciso mudar o processo de trabalho e isso exige movimentação e articulação entre as áreas, o que só é possível com uma comunicação efetiva. A comunicação é o elo essencial para estabelecer vínculo com as pessoas e, na saúde, a comunicação permeia todos os nossos processos de trabalho”, explicou.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba