O Governo do Estado autorizou nesta quinta-feira (11) um pacote de obras para o município de Telêmaco Borba. O investimento de R$ 4,7 milhões contempla a construção de uma Unidade Mista de Saúde (UMS) e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além da ampliação da UBS da Vila Esperança. Além disso, também foram entregue mais nove veículos para utilização de Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para a UMS, o Estado garantiu o repasse de R$ 3,6 milhões. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, conta com área total de 643,53 m2, com capacidade para oferecer, em média, 3,1 mil atendimentos por mês, integrando serviços de atendimento similares aos de uma UBS com os serviços de urgência e emergência 24 horas. A unidade também irá ofertar atendimento médico especializado, multiprofissional e interdisciplinar, contando ainda com laboratório de análises clínicas.

Já em relação à atenção básica, o município irá receber uma nova UBS para o bairro São Francisco, no valor de R$ 650 mil, além da ampliação da UBS na Vila Esperança, somando outros R$ 250 mil.

"São obras que possibilitam uma gama de serviços, desde procedimentos mais simples até ações de urgência e emergência. Telêmaco Borba é um município em constante crescimento e a saúde deve acompanhar esse ritmo. Não tenho dúvidas de que essas estruturas farão a diferença", avaliou o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Beto Preto, que assinou a autorização.

De acordo com vice-prefeita, Rita Araújo, os recursos irão auxiliar nas demandas de saúde, desafogando filas e facilitando o acesso aos serviços. "O Governo do Estado sempre se mostrou proativo em apoiar nosso município e na saúde não foi diferente. Temos apenas a agradecer por essa parceria que é tão frutífera para os nossos cidadãos", destacou, acrescentando para elogiar o secretário, Beto Preto, e também o deputado estadual Alexandre Curi, que sempre traz benefícios para o município.

O prefeito, Dr. Marcio Matos, elogiou os recursos enviados pelo estado e agradeceu ao governador Ratinho Jr. “Temos que agradecer ao governador, ao secretário Beto Preto, ao deputado Alexandre Curi, que mais uma vez nos estendem a mão, principalmente para a saúde. Telêmaco está crescendo, e essas UBS e UMS serão essenciais para mantermos um bom atendimento na cidade”, afirmou.

Alexandre Curi destacou a felicidade em estar mais uma vez na cidade e ver o seu desenvolvimento. “São obras nos quatro cantos. O Dr. Márcio e a Rita estão de parabéns. Marcaram o seu nome da história do município. Com certeza, daqui alguns anos, quando estudarem sobre a cidade, vai ter o nome do Dr. Marcio e da Rita nos livros de história, pois deixaram um grande legado”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, agradeceu ao governador e também a Beto Preto pelos recursos, que vão ajudar em muito a saúde do município. Ele também aproveitou a ocasião e fez três pedidos ao Beto Preto. “O primeiro é o retorno do funcionamento da hemodiálise, outro é o funcionamento pleno do Hospital Regional, com UTI neonatal e também que possam ser realizadas cirurgias eletivas no hospital. E o terceiro é um posto de tratamento oncológico, que evitaria o deslocamento e sofrimento de muitas pessoas que viajam para tratamento”, finalizou.

VEÍCULOS

Os nove veículos foram destinados à Secretaria Municipal de Saúde que vão colaborar em muito para as melhorias dos serviços em saúde em Telêmaco Borba. Os veículos tiveram um investimento de R$ 1.084.000,00, sendo que deste valor, R4 504 mil foram investimentos da gestão municipal.

*Com Assessoria