A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantará o Polo de Atendimento à Dengue, a partir do dia 04 de abril, nas dependências do Pronto Atendimento do Hospital Regional de Telêmaco Borba, com horário de funcionamento das 8 às 17 horas, todos os dias da semana.

Portanto pacientes com sintomas compatíveis com a dengue, como dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas, febre, vômito, cansaço/prostração, devem procurar atendimento no Polo, que terá equipe exclusiva para este atendimento.

As pessoas com queixas como dor de garganta, tosse, coriza, devem manter a procura nas UBS, das 08 às 17 horas, e UPA após as 17 horas.

POLO

Para implementação do Polo, a SMS realocará duas equipes por dia. Será elaborada uma escala de fechamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS), que integrarão o atendimento por dia.

O Polo estará preparado para o diagnóstico e tratamento das pessoas com dengue, com pontos para hidratação venosa ou oral.

Pacientes com quadros mais graves e indicação de internação são de responsabilidade da Central de Regulação de Leitos Hospitalares, que providencia transferência para leitos dedicados à dengue nos hospitais da rede de urgência e emergência.

A abertura do polo é uma das ações do plano de contingência de enfrentamento à dengue, e visa diminuir a lotação da UPA e reduzir o tempo de espera por atendimento, além de qualificar o atendimento.

As UBS terão escala de fechamento para realocação da equipe para o atendimento no Polo. Confira os dias dos fechamentos das UBS durante o mês de abril: