A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã de quarta-feira (06), uma reunião intersetorial para discussão de ações nos casos de acumuladores compulsivos de animais e resíduos.

Acumuladores são pessoas reconhecidas por reunir excessivamente objetos ou animais domésticos de forma desordenada e desorganizada. Geralmente vivem em locais com déficit de higiene, de autocuidado do corpo e do ambiente habitacional interferindo na sua qualidade de vida, de sua família e da comunidade onde vive. Na comunidade há potencial de risco para ocorrência de algumas endemias transmitidas por vetores, hospedeiros, incômodos e peçonhentos.

As reuniões desta comissão visam contribuir com o melhor entendimento dos problemas dos acumuladores no que tange ao controle necessário para evitar endemias nos diversos níveis de atenção à saúde, com perspectiva a traçar um fluxo efetivo de atenção multiprofissional. a comissão trabalha norteada pela linha de cuidados para acumuladores compulsivos de animais e resíduos elaborada pela equipe técnica intersetorial.

Participam desta comissão representantes técnicos dos setores da SMS e da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CAPS, Vigilância em Saúde, Serviço Social, Atenção Primária e Divisão de Saúde Pública. As reuniões são mensais havendo discussão, monitoramento e planejamento de ações.