Ocorreu na quinta-feira (29), nas dependências da sala Smart na UNIFATEB a posse dos conselheiros municipais de Saúde para o quadriênio 2024-2027. Os conselheiros titulares e suplentes representam as entidades eleitas na última Conferência Municipal de saúde que aconteceu em março de 2023.

O Conselho Municipal de Saúde - CMS - é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo. Ele atua na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde no município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

COMPOSIÇÃO

Os conselheiros são eleitos e homologados na Conferência Municipal de Saúde para o mandato de quatro anos. Realizam uma reunião mensal ordinária, e extraordinariamente quando necessário. Elegem, entre seus membros titulares, a mesa diretora (presidente, vice-presidente e 1º e 2º secretários), mantendo a paridade entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde.

O CMS é composto por 16 conselheiros. As vagas paritárias serão:

1. Representante dos Usuários (50% do total – 8 vagas);
  2. Representante dos Trabalhadores de Saúde (25% do total – 4 vagas);

III.          Representante dos Prestadores de Serviços (12,5% do total – 2 vagas);

1. Representantes da Administração Pública (12,5% do total – 2 vagas);

As entidades representam os usuários, prestadores de serviços de saúde, trabalhadores de saúde e gestores do SUS.

1. I) Representantes dos Usuários do SUS (50%);
  2. II) Representantes dos Trabalhadores de Saúde Pública (25%);

III)         Representantes dos Prestadores de Saúde Pública (12,5%);

1. IV) Representantes da Administração Pública (12,5%);

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

O que é?

Órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de governo. Faz parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, dos estados e do governo federal.

Como funciona?

Deve funcionar mensalmente, ter ata que registre suas reuniões e infraestrutura que dê suporte ao seu funcionamento.

Quem faz parte desse colegiado?

Representantes do governo, dos usuários, dos profissionais de saúde e dos prestadores de serviços. O conselho atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. O conselho analisa e aprova o plano de saúde. Analisa e aprova o relatório de gestão. Informa a sociedade sobre a sua atuação

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO

APTAA - Titular: Elisandra de Oliveira Pinheiro / Suplente: Patrícia Pereira da Silva

Paróquia Nossa Senhora de Fátima: Titular :Luiz Jose da Costa/ Suplente: Vanderlei Aparecido da Silva