Os profissionais médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) começaram na quarta-feira (20) o Programa de Educação Permanente.

A primeira capacitação teve o tema “Atendimento de Emergência Psiquiatria” com o palestrante André Luís Alcantara de Lima.

O treinamento foi realizado no auditório da Divisão Municipal de Segurança e Trânsito e teve ainda a participação de representantes da assistência farmacêutica municipal e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O Programa segue em 2024 e serão abordados diversos temas. A SMS tem a intenção é ampliar a participação de outros profissionais da saúde.

Coordenado e organizado pelo médico e coordenador técnico da UPA, Bruno Baraldi, o Programa tem o objetivo a qualificação dos atendimentos prestados à comunidade.

A educação permanente em saúde apresenta-se como uma proposta de aprendizagem no trabalho, em que o aprender e o ensinar incorporam-se às práticas diárias das organizações, promovendo a qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apresenta-se como um dispositivo político educativo capaz de orientar a formação e a qualificação dos profissionais inseridos nos serviços públicos de saúde. Fundamenta-se na aprendizagem significativa e na perspectiva de remodelar as práticas profissionais, promovendo uma ação reflexiva, mediada pela capacidade de crítica e pela necessidade de transformação a partir dos processos desencadeados no trabalho a escolha dos temas se deu principalmente baseado nas principais demandas de atendimento e também a partir da opinião dos profissionais

A educação permanente é uma prática valorizada e estimulada pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em todos os pontos da rede assistencial, deve considerar as necessidades apontadas pelos profissionais, perfil epidemiológico e atualizações de protocolos. É uma rotina dentro da SMS, que está sendo aprimorada pela elaboração de Planos de Educação permanente setoriais.

Programação para 2024

25/01: Dr. Marcelo Abras: IOT, sedação

01/02: Dr. Pedro: RX

29/02: Dr. Marcelo Abras: Taquiarritmias em sala de emergência.

28/03: Dr. Anderson: IAM condutas na emergência (identificação e tratamento emergencial)

04/04: Dra. Ana Paula Musial: Atendimento pediátrico em sala vermelha, PNM e TEA.

25/04: Dr. Leandro Lages: Urgências Urológicas

25/05: Dr. André Machado: Urgências Ginecológicas e ITU em restantes.

06/06: Dra. Mariana Mustafá: Doença de Pele e Infectocontagiosas em Pronto Socorro.