Como resultado das discussões e ações de microplanejamento que objetivam o reconhecimento das fragilidades e dos pontos fortes nas ações de controle vetorial da dengue, avançando na qualificação das ações de combate ao Aedes aegypti (dengue), as coordenações da Vigilância em Saúde e Atenção Primária instituíram o Comunicado de Visita Domiciliar como instrumento de trabalho e comunicação com a comunidade.

Esta ferramenta será utilizada e deixada nos domicílios em que o agente de saúde não localizar o morador para realizar a visita domiciliar, procurando então contacta-lo através do retorno telefônico para definição da melhor data e horário para realização da visita.

Os agentes de saúde são fundamentais, pois realizam a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica e Vigilância em Saúde com a comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.

A realidade atual é que temos residências onde os moradores estão fora de casa o dia todo, por motivo de trabalho e estas casas ficam descobertas das orientações e visitas dos agentes de saúde. Os Agentes de saúde precisam visitar todos os domicílios pelo menos uma vez a cada bimestre, para entre outras ações cadastrar os usuários, fazer orientações, busca ativa, etc. Este comunicado visa estabelecer uma oportunidade de contato entre o agente e o morador, pactuando o melhor momento para esta importante visita.

As atividades dos agentes de saúde devem se dar pela lógica do planejamento do processo de trabalho a partir das necessidades do território, com priorização para população com maior grau de vulnerabilidade e de risco epidemiológico.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que os moradores abram as suas casas e recebam o agente de saúde, participando com responsabilidade da eliminação de criadouros em sua residência.

CHECK LIST

A SMS informa nos comunicados de visita domiciliar, serão anexados checklist da dengue - roteiro de auto inspeção periódica onde constam 21 perguntas, que são essenciais para prevenção e combate ao mosquito da dengue.

Entre as orientações do documento estão os cuidados com caixas d’água, garrafas, bromélias, vasos de plantas, depósitos de água, pneus, lixeiras, ralos, calhas e potes de comida dos animais de estimação. Esses são pontos que merecem atenção semanal de todas as pessoas.