A emoção marcou a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que aconteceu na tarde de terça-feira (21). A obra faz homenagem ao ex-prefeito e dentista, Dr. Tranquelino Guimarães Viana, dando seu nome ao local.

O CEO é uma obra de 238 m2, onde foram investidos aproximadamente R$ 400 mil. Com a inauguração do CEO, os serviços odontológicos darão um grande salto de qualidade em Telêmaco Borba. Atendimentos que são importantes para a população passarão a ser feitos no local, entre eles: cirurgias, endodontia (tratamento de canal), atendimento a pacientes especiais, odontopediatria e diagnósticos. Alguns desses atendimentos eram feitos em UBS e agora passarão a ser no novo prédio.

O pastor, José Carlos Valentim, fez uma benção para inaugurara o local, porém antes ele lembrou com carinho do legado do Dr. Tranquelino, de quem era próximo. “Era uma pessoa gente boa, positiva. Quando cheguei na cidade, fui muito bem recebido e nos tornamos verdadeiros amigos. Ele está guardado no meu coração e em minha trajetória. Foi um exemplo, um dos melhores prefeitos que Telêmaco Borba teve”, afirmou.

A família do homenageado esteve presente no evento, e coube ao neto do Dr. Tranquelino, Nelsinho Ramos, representar a todos, fazendo o discurso. Ele fez questão de relembrar do ótimo relacionamento do ex-prefeito, com a sua esposa, dona Ivone, e emocionou a todos ao contar as histórias vividas com o seu avô e também falar da preocupação dele com a população. “Ele é um homem que cuidou do que há de mais bonito no homem, o seu sorriso, e o CEO vai cuidar dos sorrisos dos pacientes. Com certeza meu avô está muito feliz, pois esse local representa um homem que fez tanto por nossa cidade”, declarou, apontando as várias obras que foram realizadas no mandato do Dr. Tranquelino.

O prefeito, Dr. Marcio Matos, está em repouso médico e não pôde comparecer na cerimônia. Mesmo assim ele fez questão de mostrar toda sua satisfação em poder homenagear o ex-prefeito. “Sem dúvidas Dr. Tranquelino foi um grande prefeito, dentista e principalmente cidadão, que merece ter seu nome eternizado nesta importante obra”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita, Rita Araújo, também fez um discurso emocionado, em que lembrou do homenageado e também da dona Ivone, de quem Rita foi companheira de trabalho e amiga. “Dr. Tranquelino foi meu primeiro dentista e meu primeiro patrão em 1984, após minha formatura. Mas sua história está costurada com a dona Ivone, não consigo separar um do outro, pois ambos se dedicaram a cuidar das pessoas. Eu lembro da dona Ivone na Secretaria de Assistência Social, sempre parceira, meu braço direito, levando nosso trabalho a todos os lugares. Inclusive num momento difícil da minha vida, quando minha mãe faleceu, ela estava lá para me dar um abraço”, confidenciou Rita, que também teceu elogios às grandes obras que Dr. Tranquelino fez na cidade, entre elas a emblemática, Casa da Cultura.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, mostrou seu contentamento em poder inaugurar a importante obra. “As palavras do seu neto, disseram tudo sobre o Dr. Tranquelino. Grandes obras são feitas por grandes homens”, destacou, aproveitando para falar sobre a importância do CEO para a cidade. “É um grande avanço para nossa saúde pública, mesmo com as dificuldades, estamos avançando. Que este seja um local de muitos sorrisos”, declarou.

O cerimonialista, Márcio Luiz de Andrade, também fez menção ao ex-secretário municipal de Saúde, Ede Pukanski, que também é dentista e foi um dos idealizadores do Centro de Especialidades Odontológicas.

A vereadora e também servidora na área odontológica, Elis Saldivar, elogiou o legado deixado pelo ex-prefeito homenageado. Ela também lembrou dos avanços que a odontologia teve nos últimos 30 anos. “Antes vinham pessoas que tinham que tratar canal e nós não fazíamos o serviço e a pessoa tinha que extrair o dente da frente. Isso me doía, porque o sorriso é a porta de entrada. Hoje me emociono ao ver esse lugar, me enche de alegria saber que as pessoas não vão precisar mais fazer isso. Hoje temos uma ótima estrutura, e esse lugar faz uma justa homenagem a um pioneiro em nossa cidade”, discursou.

O vice-presidente da Câmara, Ezequiel Ligoski Betim, também fez menção ao homenageado e lembrou de quando esteve em sua casa, juntamente com o Alberto Feitosa, para fazer campanha. “Ele fez uma obra importante, que foi a Casa da Cultura, pois sem cultura, não somos nada”, declarou, aproveitando para lembrar da grande parceria do Poder Legislativo, com o Executivo, que tem aprovado as diversas obras que estão sendo entregues para população.

HOMENAGEADO

A obra o homenageia o saudoso ex-prefeito e dentista, Dr. Tranquelino Guimarães Vianna. Nascido na cidade de Reserva, no dia 1 de maio de 1927, mudou-se com sua família para a localidade de Lagoa, em 1942.

Trabalhou como mecânico na Indústria Klabin e foi jogador de futebol do Klabin Esporte Clube. Formou-se em Odontologia em 1957 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Em 1960, casa-se com Ivone Carneiro Viana, tiveram uma filha – Cynthia Carneiro Viana; três netos – Vanessa, Tamyres e Nelsinho; e seis bisnetos: Nickolas, Isadora, Thalles, Luís Gustavo, Théo e Marcela.

Nesse mesmo ano, inicia sua vida profissional como dentista, criando a Odontoclínica, com consultórios em Harmonia, Mandaçaia, Lagoa, Quilômetro 28 e Antas, onde atendia os colaboradores da Klabin.

Nesse período, graduou-se em Ciências Biológicas e passou a lecionar no Colégio Wolff Klabin. Também foi proprietário do Colégio Santo Antônio, que ofertava Cursos Técnicos em Administração e Contabilidade. Dr. Tranquelino foi sócio fundador do Rotary Clube de Telêmaco Borba, onde atuou por muitos anos.

Sua vida política iniciou em 1976, concorrendo pela primeira vez ao cargo de Prefeito Municipal, porém não foi eleito naquela ocasião. Já na eleição seguinte, elege-se Prefeito sendo a disputa mais acirrada da história ganhando por 11 votos do outro candidato, para um mandato de seis anos – 1983 a 1988. Ele também foi diretor da 21ª Regional de Saúde com ampla atuação.

Sua maior preocupação como gestor público foi, sempre, o bem-estar da população, com um olhar humano e investimentos na infraestrutura do Município, na Educação, no Esporte, na Cultura, na Saúde e Segurança.

A obra que marcou sua gestão foi a construção da Casa da Cultura, inaugurada no ano de 1988, com 5.400m², abrigando a Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação, tendo também o 3º maior teatro do Paraná.

Além da Casa da Cultura, Dr. Tranquelino deixou obras que marcaram Telêmaco Borba, como reforma do Mini-Centro Esportivo; Construção do Cemitério Jardim da Saudade; do Aeroporto Municipal; Construção do Quartel do Corpo de Bombeiros e do quartel da Polícia Militar; Instalação e funcionamento do Campus da UEPG; construção do prédio a APAE, entre outras importantes obras.

Dr. Tranquelino Guimarães Viana, faleceu em Curitiba, no dia 29 de outubro de 2017. Ele deixou um legado, não só como homem público, mas como esposo, pai, avô, bisavô e um ser humano admirado e respeitado em nossa comunidade.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba