A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a baixa cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19 em Telêmaco Borba.  Segundo os dados, apenas 18% se vacinaram até essa quarta-feira (11). A meta é atingir pelo menos 90% desse público.

Ao todo, 13.205 doses da vacina foram aplicadas. O Munícipio tem uma população alvo de 65.217 pessoas aptas para receber essa vacina.

Além do aumento e 78% de casos ativos na última semana, sinalizado pela SMS no dia 10 de outubro, hoje o setor de epidemiologia informou o número de três pacientes hospitalizados.

“Precisamos compreender que a pandemia da Covid-19 não acabou totalmente e temos observado nas últimas semanas um aumento de casos no Paraná e também em nosso município.  Por isso que devemos continuar vacinando para manter a proteção contra as cepas do vírus Sars-CoV-2, evitando principalmente as formas graves e óbitos. Por isso pedimos a população que procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência e faça a imunização”, explicou o secretário municipal de Saúde, Anderson Catto.

QUEM PODE SE VACINAR?

Todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses do esquema primário há pelo menos quatro meses.

A vacina também está disponível para pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e adolescentes em medidas socioeducativas, todos a partir de 12 anos.

Também incluem trabalhadores de saúde, funcionários das unidades de adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.