A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza de 14 a 28 de outubro, a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, ou seja, até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha (covid -19 e influenza, por exemplo).

O Dia D da vacinação ocorre no sábado, dia 21, onde todas as UBS da cidade estarão aplicando vacinas. Para iniciar a campanha, no sábado (14), a Unidade de Saúde do Triângulo ficará aberta das 8h30 às 11h30. A partir do dia 16, as demais UBS também aplicarão vacinas. Para receber o imunizante, é necessário levar cartão de vacinas e documento de identificação.

Além disso, as unidades estarão com ações diferenciadas, como horários estendidos, vacinação em escolas e centros comunitários. Fique atendo a programação das unidades nesse período de campanha!

ALERTA

É importante que os pais ou responsáveis levem todas as crianças nessa faixa etária na UBS, mesmo que o cartão de vacinas esteja em dia, pois o calendário de vacinação está em constante mudança, e é possível que alguma vacina precise ser aplicada.

COBERTURA

Desde 2015, o Brasil registra a queda das coberturas vacinais. Considerando que as vacinas protegem contra doenças que não foram erradicadas, as baixas coberturas deixam nossa população suscetível à reintrodução de doenças já eliminadas do território nacional e à ocorrência de surtos de doenças de baixa incidência atualmente. Por isso, o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, tem o desafio e o compromisso de recuperar as coberturas vacinais.

A adoção da estratégia de multivacinação justifica-se diante do cenário de baixas coberturas vacinais, aumento de populações suscetíveis e, consequentemente, maior risco para a (re)introdução e a disseminação de doenças imunopreveníveis, como sarampo e poliomielite, entre outras já controladas e até eliminadas do país.