A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta segunda-feira (11), a primeira reunião do seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), instituído pela Portaria 023/2023. O NSP tem como objetivo a promoção e o apoio a implantação de iniciativas voltadas à segurança do paciente.

Nesta primeira reunião foram designados o coordenador e suplente do NSP para condução do grupo. Foram escolhidos o enfermeiro Emerson Martins, representante da Atenção Primária, e Jorge Rosa, representante a UPA. respectivamente.

Ainda foram definidas plano de ações para 2023 e calendário de reuniões. Também houve um breve relato dos participantes do Seminário Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente que ocorreu em Curitiba, nos dias 05 e 06 de setembro.

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

O NSP deve promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

O NSP é composto por uma equipe multiprofissional e intersetorial, representando todos os setores da SMS, com vistas a implementar ações que impactem na segurança e qualidade da assistência prestada ao paciente.

Entre as prioridades do Núcleo, está o trabalho baseado nas Metas Internacionais De Segurança do Paciente (conforme imagem abaixo).