A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na sexta-feira (28) mais uma reunião da Sala de Situação de Combate ao Aedes. Estiveram representadas as secretarias municipais de Saúde, Trabalho e Indústria Convencional, Planejamento Urbano, Cultura e Esporte, Ação Social, além da UniFateb, onde foram apresentados os dados atuais de casos e índice do último Lira, que foi de 0,4, baixo risco de epidemia.

O principal objetivo dessa reunião foi fomentar ações coletivas que possam ser seguidas e estimuladas no decorrer do segundo semestre, mesmo diante da diminuição de casos, visando que os possíveis depósitos de água sejam constantemente eliminados. E que possamos evitar o aumento de casos nos meses de março, abril e maio de 2024, como esperado.

Foram discutidas medidas para promover a adesão do check-list semanal de combate e como fazer ele chegar de maneira eficaz na comunidade.

Também foram sinalizados projetos que vão impactar nas medidas de prevenção, como projeto piloto de hortas em terreno baldios e de concurso de manutenção de quadras limpas e organizadas, apresentados pelo professor Anderson Valério, e que tem o apoio da UniFateb.

Também foram discutidas ações que possam ser realizadas pela Secretarias de Assistência Social diante da população atendida, de maneira especial no cadastro único.  Da Cultura, Esporte e Recreação. com a abordagem do tema em seus eventos, com atenção especial a resíduos promovidos e com a avaliação de como implantar o check-list semanal em quadras e ginásios. Na Secretaria Trabalho e Indústria Convencional, com a divulgação e estímulo ao uso do check-list para os estabelecimentos do município.

O setor de fiscalização da Secretaria de Planejamento Urbano Habitação e Meio Ambiente, informou que mantém de forma contínua o trabalho de notificação de terrenos baldios que precisam de limpeza.

ANO EPIDEMIOLÓGICO

No dia 29 de julho encerramos o ano epidemiológico 2022-2023. Temos até o momento 57 casos positivos e 12 casos em investigação.

O trabalho intersetorial da sala de situação de combate por meio de ações comunitárias e informativas, certamente contribuiu para que os números de casos positivos fossem inferiores ao ano anterior.

A Saúde conta com a ajuda de toda população no combate!