Acontece entre os dias 01 a 07 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023 (SMAM2023). A SMAM 2023 que este ano tem como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. O apoio à amamentação no ambiente de trabalho é de extrema importância para promover a saúde e o bem-estar tanto das mães que estão retornando ao trabalho quanto dos bebês.

A SMAM2023 terá como foco a amamentação e o emprego/trabalho. Ela mostrará o impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação através das lentes dos próprios pais. público-alvo, incluindo governos, formuladores de políticas, locais de trabalho, comunidades e pais, serão envolvidos para desempenhar seus papéis críticos no fortalecimento das famílias e na manutenção de ambientes favoráveis ​​à amamentação na vida profissional pós-pandemia. O tema está alinhado com a área temática 4 da campanha WBW-SDG 2030.

A pandemia de COVID-19 afetou negativamente as mulheres grávidas, aumentando o risco de desemprego e perda de meios de subsistência e interrompendo o acesso a serviços e apoio pré-natal, pós-natal e de amamentação no sistema de saúde. Precisamos levar em consideração as lições aprendidas durante a pandemia e atualizar as políticas de proteção social parental que atendam à situação atual.

O aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe trabalhadora de amamentar seu filho, garantido pelas normas trabalhistas, e do lactente de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para que as mulheres trabalhadoras consigam cumprir a recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde de manter o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, e após, complementado com alimentos até 2 anos ou mais, é fundamental que depois da licença maternidade, elas tenham apoio e proteção dos empregadores.

Proteger à amamentação envolve a necessidade de parcerias em níveis diferentes, as mulheres precisam do apoio da família, do serviço de saúde, do ambiente de trabalho e da comunidade para conseguir realizar o aleitamento materno de forma segura, protegida, sem qualquer forma de violência ou discriminação.

Desta forma, o objetivo da SMAM 2023 é sensibilizar toda sociedade, governos, formuladores de políticas e empregadores para importância da licença remunerada, do apoio no ambiente de trabalho e das normas parentais necessárias.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba