A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta os pais e responsáveis que vacina contra a Meningite ACWY está disponível para o público de 11 a 14 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

O alerta se faz ainda mais importante, devido a um surto da meningite bacteriana (Meningo C), no município de Quatro Pontes, no oeste paranaense. “Os pais podem aproveitar o período de férias escolares para levarem seus filhos para vacinar e deixar a imunização em dia”, opinou Bianca Mayumi Mitani Stock, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, a cobertura vacinal em Telêmaco Borba está aquém do esperado. “Os dados de cobertura vacinal demonstram que há atualmente 1821 adolescentes entre 11 e 14 anos não vacinados. Isso representa uma cobertura de 61,74%”, explicou, acrescentando que 4.759 adolescentes deveriam ser vacinados, porém somente 2.938 foram imunizados.

VACINA

A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação dos adolescentes em 2020. Ela protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y.

A vacinação protege não apenas aqueles que estão se imunizando, mas também toda a população, reduzindo a circulação dos agentes causadores da meningite

DOENÇA

 A meningite bacteriana é transmitida por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Para evitar a transmissão, a SMS orienta que os ambientes estejam sempre ventilados com janelas e portas abertas. Ao tossir ou espirrar deve-se cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ou com o antebraço, manter as mãos limpas e fazer o uso constante de álcool em gel. Além disso, evitar o compartilhamento de copos e talheres.

SINTOMAS

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, rigidez da nuca, febre, náuseas, vômitos, com possibilidade de manchas na pele. Em crianças menores de um ano os sintomas clássicos podem não ser tão evidentes, com irritabilidade e choro persistente. Essas manifestações podem surgir entre dois …

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno.

Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba