A partir do dia 08 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando o recenseamento de cães e gatos em Telêmaco Borba. O número de animais será contabilizado em formulário próprio, durante as visitas diárias de rotina dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE), e tem como prazo de encerramento a data de 01 de julho.

O último recenseamento foi realizado em 2014 e a atualização dos dados referentes a animais domésticos no munícipio de Telêmaco Borba encontra-se defasada. “Os dados são importantes para que tenhamos uma visão ampla de quais localidades e territórios temos uma maior concentração de animais, se os dados batem com as localidades onde temos maior incidência de casos de mordeduras, consequentemente atendimentos vacinais e ambulatoriais, nos dará a possibilidade em monitorar locais onde há a presença de acumuladores de animais para intervenção pertinente, e também, estaremos perguntando a respeito de vacinação antirrábica, tendo em vista que sabemos da circulação do vírus da raiva em nosso município (monitorado por captura e análise de morcegos)”,  cita a médica veterinária, Ana Cláudia Natel Tiburcio, da Vigilância Sanitária Municipal.

A chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes pede que a população atenda bem os agentes e que não tenham medo de responder as questões. “Nós estamos fazendo essa divulgação para que as pessoas saibam que está sendo feito o trabalho e a população receba e responda os agentes. Nós queremos fazer o levantamento do número de animais e não fazer notificações e nem aplicar penalidades. Nós queremos saber a população de gatos e cães e o perfil, por isso pedimos que as informações sejam corretas”, explicou.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba