Dia 05 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A prática de higiene das mãos é mundialmente divulgada como a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenção de infecções relacionadas à assistência de saúde (IRAS). A medida promove a redução de infecções e aumenta a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Várias estratégias vêm sendo utilizadas e aplicadas para aumentar a adesão a esta prática, sendo uma delas o envolvimento de pacientes e familiares.

Os pacientes são incentivados pelos profissionais de saúde a terem posição ativa no cuidado, dividindo a responsabilidade na tomada de decisões, por exemplo, lembrando aos profissionais da assistência a higienizarem as mãos. Normas relativas ao controle de infecções aplicáveis aos visitantes enfatizam dois aspectos: reduzir o risco ou impedir a infecção dos visitantes e educá-los para que não infectem os pacientes.

Fabiana Lira, farmacêutica da vigilância Sanitária Municipal, enfatiza que além do trabalho realizado pelos hospitais e serviços de saúde com os profissionais, os familiares e visitantes são de extrema importância na adesão dessa medida simples e eficaz no controle de infecções.

VOCÊ QUE É ACOMPANHANTE! JÁ LAVOU SUAS MÃOS HOJE?

Nos serviços de saúde os pacientes geralmente estão com suas defesas naturais diminuídas., facilitando a disseminação de doenças, a transmissão destes microrganismos pode ser reduzida se as pessoas lavarem as mãos adequadamente, orientação que vale aos profissionais de saúde, e a seus acompanhantes, que por terem intimidade, comumente tem contato próximo ao paciente.

QUANDO DEVO LAVAR MINHAS MÃOS?

A ANVISA recomenda que a higiene das mãos seja feita nos seguintes momentos:

  1. Antes de tocar o paciente
  2. Antes de realizar procedimento
  3. Após risco de exposição a fluídos corporais
  4. Após tocar o paciente
  5. Após tocar superfícies próximas ao paciente

Além destes momentos, é importante realizar a higienização das mãos antes e depois de utilizar o celular e ao ajudar o paciente a se alimentar.

Unidos pela segurança: higienize suas mãos!

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba