A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde, realiza no dia 24 de abril, às 13h30, no auditório Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, uma capacitação para manicures, pedicures e podólogos.

Serão realizadas orientações sobre normas sanitárias e prevenção de doenças, além da apresentação da Legislação Sanitária vigente a nesses serviços, também serão realizadas atividades de promoção e prevenção, como avaliação do cartão de vacina e a ofertas de testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis.

Com o objetivo de proteger e garantir a saúde de profissionais e clientes, bem como a prevenção da saúde pública e do meio ambiente, a Vigilância Sanitária Municipal está iniciando um trabalho de orientação prévio à inspeção para serviços de empresas do segmento de saúde, beleza e bem-estar.

“Este trabalho visa aproximar a Vigilância em Saúde dos serviços, cumprindo seu papel educativo e em especial qualificando os serviços prestados à comunidade”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Nesse primeiro momento a orientação será voltada para Manicures, Pedicures e Podólogos. No decorrer do semestre outros serviços serão contemplados.

“Vale ressaltar que empresários e profissionais da área devem ter a compreensão e da aplicação de normas técnicas em sua totalidade, bem como a conscientização da existência de diversos riscos inerentes à profissão, sendo de responsabilidade da empresa a adoção de medidas legais que possam evitar riscos na prestação dos serviços, que vão desde limpeza do ambiente, desinfecção, esterilização de instrumentos e demais materiais de trabalho até acondicionamento e descarte de resíduos”, informou a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves.

Os serviços de manicure e pedicure estão contemplados na legislação estadual Resolução SESA Nº 700/2013 que dispõe sobre as condições para instalação e funcionamento dos Estabelecimentos de Salão de Beleza, Barbearia e/ou Depilação no Estado do Paraná.

RESPONSABILIDADES:

É de responsabilidade dos estabelecimentos:

-              Respeitar a legislação sanitária e a saúde ocupacional, evitando riscos à saúde;

-              Garantir ao profissional e aos clientes qualidade nos serviços e produtos oferecidos;

-              Elaborar e implementar um Procedimento Operacional Padrão (POP);

-              Elaborar e implementar Plano de Gerenciamento de Resíduos;

-              Dispor de licença sanitária de funcionamento atualizada e afixada em local visível no estabelecimento.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba