A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (15) o Dia D de Vacinação contra a gripe, Covid-19 e também atualização das demais vacinas. Neste dia todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 09 às 16 horas.

No dia D serão vacinadas contra a Influenza (gripe) as crianças de 06 meses a 05 anos e também os grupos prioritários. “A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Contra a Covid-19 serão aplicadas primeiras e segundas doses. Também primeiras e segundas doses de reforço, além da bivalente para as pessoas que se encaixam nos grupos prioritários. Ainda serão aplicadas a Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 4 anos (D1, D2, D3 e reforço) e Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (D1, D2 e reforço).

Marlise ressalta a importância de as pessoas aproveitarem o dia de folga para vacinar. “Neste sábado as UBS estarão abertas somente para vacinação. É importante que cada pessoa vá à UBS e leve seu cartão de vacinas. Caso haja alguma vacina atrasada, seja da Covid ou outras, serão colocadas em dia. É uma oportunidade, pois é um sábado, e quem não pode ir durante os dias de semana, por trabalho, escola e outros compromissos, podem atualizar sua vacinação neste dia”

IMPORTÂNCIA

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Na campanha, são vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba