Na quarta-feira da semana passada, 9 de julho, os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) participaram de uma palestra visando a orientação a respeito de hipertensão e diabetes.

O encontro teve a farmacêutica Maiara Tauana Nievola, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família ( NASF), como palestrante. Foram debatidos sobre os sintomas, os fatores de risco, diagnóstico, e tratamento adequado da hipertensão e diabetes bem como a maneira de prevenir essas doenças.
Maiara ressaltou que, para evitar e combater essas patologias, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável e algumas medidas tais como manter o peso adequado, se necessário mudar os hábitos alimentares. Não abusar do sal e açúcar e utilizar outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regularmente; abandonar o cigarro; moderar o consumo de álcool; e advertiu também para nunca abandonar o tratamento.
A ação foi idealizada pela SMOSP, visando a prevenção da saúde por parte de seus servidores. Cerca de 90 servidores participaram do encontro, onde puderam medir a pressão arterial e verificar a glicemia capilar. Participaram, pela Secretaria Municipal de Saúde, as servidoras Cirene Rodrigues e Luciane Moreira.
Imagem
Servidores da SMOSP participam de palestra visando a orientação a respeito de hipertensão e diabetes