A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Bandeirantes realizou nesta segunda-feira (14), às 10 horas, o primeiro encontro de Saúde Mental. A proposta foi da médica cubana da unidade Yusleidys Torres Eneima. Ela percebeu que um grande número de pacientes usa medicamentos controlados e que as consultas médicas, para a maioria, é feita com o objetivo de renovação de receitas para esses remédios. "Percebemos que o uso contínuo por 10, 12 anos causa dependência química e nem sempre saúde. Nossa proposta é esclarecer as dúvidas dos pacientes e fazer com que eles entendam que o consumo de medicamento controlado não deve se tornar uma rotina", acrescentou.
Qualquer paciente que faz o uso de remédios controlados deve participar do grupo de Saúde Mental. "Temos a ideia de que a saúde mental é somente para casos patológicos mais graves, mas toda pessoa que toma remédios controlados faz dentro desse grupo", disse a enfermeira responsável pela UBS Marlise Marcondes.
A primeira palestra do grupo foi ministrada pela enfermeira Ketllyn Bueno, responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs). Ela falou da importância da participação nos encontros, do uso contínuo dos medicamentos enfocando que a medicação controlada é por um período de tempo e não para a vida toda. "Depressão leve, ansiedade são consideradas alterações na saúde mental, mas isso não significa que a pessoa precise tomar medicamento controlado, o médico faz a avaliação e só então determina se há necessidade do medicamento ou não", reforçou.

Para o coordenador da SMS, Aroldo Kulcheski, o encontro dará início a atividade que será ampliada para todas as UBS. O secretário de Saúde Cláudio de Souza lembrou que são essas atividades que trazem mais qualidade de vida aos usuários.
O encontro de Saúde Mental será realizado mensalmente na UBS e será estendido as demais Unidades do município. A equipe do CAPS vai dar apoio ao grupo.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba