A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta segunda-feira (16), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) uma reunião de esclarecimento a comunidade a respeito de laqueaduras.
A reunião teve a participação das mulheres que deram entrada ao processo de laqueadura. A palestra com o tema Planejamento Familiar foi ministrada pela farmacêutica Maiara Nievola do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e teve orientações sobre os métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS, como anticoncepcionais orais e injetáveis, preservativos e o Dispositivos Intrauterino (DIU).
De acordo com Maiara, existem vários métodos reversíveis de evitar a gravidez, sem a necessidade de recorrer a um método definitivo e irreversível.
Atendendo as recomendações do Ministério da Saúde, as participantes tiveram essa orientação de alternativas de contracepção. Dentre tantos métodos torna-se necessário uma orientação médica na hora da escolha do método contraceptivo, levando em consideração o organismo de cada paciente.
A assistente social Bibiana Copetti (NASF) explicou os requisitos da lei 9.263 de 1996 que estabelece para as pacientes desejam submeter-se ao método definitivo. Sendo os critérios capacidade civil plena; 25 anos de idade completo ou mais; dois filhos vivos ou mais. As pacientes que haviam dado entrada ao processo de laqueadura tiveram a documentação avaliada, para os devidos encaminhamentos.