Depois das pré-conferências e da Xl Conferência Municipal de Saúde a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Telêmaco Borba vai entregar o Plano Municipal de Saúde (PMS) nesta quarta-feira (18). O Plano do município será entregue para o prefeito municipal Luiz Carlos Gibson, para a Regional de Saúde, Ministério Público, Câmara de Vereadores, além da disponibilização no site da Prefeitura para que toda a comunidade possa acompanhar as ações propostas que deverão ser cumpridas até 2017.
Para a elaboração do PMS foi necessário um estudo e avaliação dos indicadores e das propostas aprovadas em Conferência e pelo Conselho Municipal de Saúde com a participação da comunidade.
O Plano apresenta as problemáticas da pasta e o que pode ser melhorado ou ampliado. "O que está dando certo e é bom para a comunidade será mantido e aumentado, já o que é ruim será diminuído", disse o secretário municipal de Saúde Cláudio de Souza.
De acordo com Cláudio, o Plano foi discutido e elaborado dentro da realidade constatada no município. "Nos trabalhos com as comunidades ouvimos, discutimos e elaboramos um Plano de Saúde dentro da nossa realidade e que poderá ser realizado", disse o secretário. Ele explicou que no final do Plano existe Contrato Organizativo de Ações Públicas (COAP) assinado pelo secretário de Saúde e pelo prefeito Luiz Carlos Gibson, que garante o cumprimento das propostas relacionadas no Plano Municipal de Saúde.
O Plano de Telêmaco Borba prevê uma série de etapas, algumas das propostas já foram cumpridas como a reforma das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) concluídas esse ano. Até 2016, a SMS busca implantar o programa Saúde Melhor em Casa, construir a UBS Bela Vista, construir o Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS) e iniciar a construção da UBS Jardim São Silvestre e São Francisco.
O Plano prevê também a garantia de realização de duas consultas por habitante/ano, ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, ampliar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e implantar o serviço de atendimento à Saúde da Pessoa Idosa em 100% das UBS/ESF, de acordo com a Política Nacional, nas Unidades Básicas de Saúde do Município.
Entre as propostas, o Plano ainda objetiva ampliar a razão de exames citopatológico, chegando a 0,5 em 2017, aumentar o percentual de ação coletiva de escovação dental supervisionada, ampliar a cobertura de Pré-Natal com sete ou mais consultas e reduzir o coeficiente de Mortalidade Infantil para 10/1000, reduzir as internações por causas sensíveis a Atenção Básica entre outras.

Foto: As conferências oportunizaram a comunidade definir as melhores propostas para a saúde

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba