A emoção marcou a cerimônia da entrega de 139 matrículas do Programa Morar Legal, para os loteamentos São João I e II, que aconteceu no Hall de entrada da Prefeitura Municipal, na tarde de quarta-feira (25).
Previsto na Constituição Federal como um direito básico, o acesso à moradia não se limita à construção de novos imóveis, mas também prevê o reconhecimento legal do poder público daqueles que vivem em condições irregulares ou sem registro.
E é isso que a Prefeitura, em parceria com a Cohapar, está fazendo no munícipio, dando a oportunidade de as pessoas terem as suas moradias regularizadas, como aconteceu no São João, Jardim União e Vila Santa Rosa.
A moradora Daniele da Silva, expressou toda sua emoção com o recebimento da matrícula, de forma gratuita. “Há anos esperávamos por esse momento. Pensávamos que nunca ia acontecer, até que finalmente tenho uma casa para chamar de minha. Só tenho a agradecer ao Dr. Márcio, a Rita, ao governador Ratinho Jr. essa conquista”, declarou.
O prefeito, Dr. Marcio Matos, não participou da cerimônia, por cuidados médicos, mas fez questão de deixar o seu recado, elogiando o governador, Ratinho Jr; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; ao deputado estadual, Alexandre Curi e ao deputado e secretário estadual, Sandro Alex, por essa conquista. “Desde que assumi, tive como meta regularizar as moradias que precisavam de documentação apropriada em Telêmaco Borba. Hoje é mais um passo. Outras regularizações virão, pois temos uma equipe técnica muito boa e um governo estadual que olha com carinho para o nosso povo”, destacou.
A vice-prefeita, Rita Araújo, também comentou o papel importante que o governo estadual teve nesta parceria. “Sem dúvidas o governador, Ratinho Jr, o deputado Alexandre Curi, o secretário Sandro Alex tem um olhar muito carinhoso para as pessoas que mais precisam do governo. E o exemplo está aí, um grande programa, o Morar Legal, que já beneficiou centenas de pessoas aqui e com certeza beneficia em todo o estado. E que vai ajudar a passar das mil famílias beneficiadas em nossa cidade. Obrigado governador, deputados e à Cohapar, na pessoa do presidente, Lange”, agradeceu.
Rita também se dirigiu aos beneficiados e considerou a tarde como “histórica” para as famílias beneficiadas. “Hoje vocês se tornarão donos de fato das suas casas. Quando começamos a mexer com a regularização fundiária parecia algo distante, pois nossa cidade cresceu muito rápido, foram surgindo ocupações, mas com muito trabalho e apoio conseguirmos trazer a Regularização Fundiária e o Morar Legal. E hoje essas pessoas retomam a dignidade de ter um sono tranquilo em suas casas”, afirmou.
O secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nando Matos, ressaltou o papel fundamental do Governo Estadual, principalmente da Cohapar, nesta conquista. “É um olhar voltado para o povo que precisa de moradias dignas. Que querem ter o seu lar escriturado, com os direitos e deveres dos proprietários de residências. E o governador Ratinho Jr. e o presidente da Cohapar, Jorge Lange, criaram esse programa de muito sucesso, que vai beneficiar milhares de pessoas em Telêmaco Borba e no Paraná. Nós, da Prefeitura, temos muito orgulho pela parceria e por proporcionar momentos como hoje para os nossos cidadãos”, comentou.
O vice-presidente da Câmara, Ezequiel Ligoski Betim, pediu que os vereadores presentes viessem à frente e elogiou o trabalho que a gestão tem realizado. “Essa é uma coisa muito importante que nos causa muita emoção. Essa foi uma gestão que direcionou o atendimento para os que mais precisam e hoje realizam o sonho de a pessoa ter o seu lugarzinho para morar. Lógico que para isso, tiveram o apoio dos vereadores, que tem trabalhado muito para beneficiar a nossa população”, destacou.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA MORAR LEGAL
Os programas ainda beneficiarão mais de 2.000 famílias nos bairros: São Roque, Triângulo, Jardim Bandeirantes, Capelinha, São Luiz, Bona Villa, Área 2, Marinha, Santa Rita, Vitória, Jardim União, Vila Rosa, Vila Izabel, Recanto Feliz, Max Staudacher, São Silvestre, Vila Siqueira, Arroio Limeira, Marinha, Ana Mary e Área 07.
Faça seu comentário!