A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba realizou nos dias 28 a 30 do mês de novembro de 2023, treinamento em ArcGIS Pro software desenvolvido pela ESRI (Environmental Systems Research Institute), que é uma empresa americana especializada na produção de soluções para a área de informações geográficas (SIG). O treinamento foi realizado na Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, envolvendo técnicos do planejamento e do cadastro técnico multifinalitário.

O treinamento tem como objetivo; manter a base cadastral do município e a geometria da base cartográfica atualizada em tempo real, utilizando tecnologia de última geração e inteligência artificial (IA). O sistema funcionará através de um banco de dados geoespacial, para armazenamento de informações cartográficas e tabulares (vetores, raster e tabelas auxiliares).

O sistema vai permitir o cruzamento de dados espaciais, gerando os mais diversos tipos de mapas temáticos e analíticos, mostrando a realidade atual do uso do solo de nossa área urbanizada.

Outros treinamentos relacionados ao sistema de informações geográficas (GIS), em plataforma WebGis, que está em fase de implantação, aconteceram nos dias 5, 6 e 8 de dezembro de 2023, no auditório da Secretaria da Educação, envolvendo técnicos de diversas secretarias: Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Finanças (cadastro), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os técnicos dessas secretarias, tiveram conhecimentos básicos de cartografia e geoprocessamento e o funcionamento do sistema, bem como, a importância do uso do WebGis no dia a dia de suas secretarias para tomada de decisão.

Os técnicos tiveram noções básicas do uso do sistema em projeção ortogonal (2D) e em três dimensões (3D) de nossa cidade, e conhecimento de técnicas e tecnologias utilizadas, como uso do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) utilizado para coletar pontos de amarração e georreferenciar nossa área urbanizada e voo tripulado para geração das ortofotos, também foi utilizado sensores a laser (lidar) na captação de dados altimétricos para gerar mapa digital de elevação (MDE) e mapa digital de superfície (MDS) com precisão milimétricas de todo o perímetro urbano.

Assim que finalizado a implantação do sistema, será disponibilizado um link de acesso via web para acesso da população onde será possível consultar dados como: número e localização do lote, quadra, zoneamento e etc. Já para as secretarias será disponibilizado link via web para consultas e geração de relatórios e mapas com dados pertinentes a cada secretaria. Outros treinamentos mais específicos serão realizados em meados de 2024.

A implantação desse sistema de inteligência geográfica só foi possível graças a visão futurística do prefeito, Dr. Marcio Matos, e da vice-prefeita, Rita Araújo, que desde o início apoiaram esse projeto que envolve conhecimento técnico cientifico para a tomada de decisão, com base em dados reais de nossa cidade e melhor atender os anseios da população, auxiliando a gestão na tomada de decisões de forma precisa e democrática, em benefícios da população.