A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), definiu a programação para a troca de recicláveis por alimentos na Feira do Bem.

A feira foi lançada em dezembro de 2019 e durante as duas semanas, nos dias 12 e 13 e 19 e 20, atendeu a 193 pessoas, arrecadou 2,5 toneladas de reciclável e distribuiu 782 quilos de alimentos (legumes e frutas), nos 16 pontos estratégicos em bairros da cidade.

“Arrecadamos um número considerável de recicláveis e distribuímos uma boa quantidade de alimentos. Por se tratar de um programa novo, a tendência é que estes números aumentem consequentemente e a população seja beneficiada”, pontuou o secretário de Obras, João Henrique Kroll (Ike).

De acordo com Deusded de Oliveira Pimenta, chefe da Divisão de Serviços Públicos o programa será retomado neste ano neste mês de janeiro e as datas serão dias 16 e 17 e 23 e 24.

No dia 16/1, quinta-feira, pela manhã a troca por alimentos ocorrerão nos pontos localizados nos bairros: Triângulo (Centro Comunitário) às 8 horas e no Jardim Bandeirantes (Complexo de Lazer) às 9h30; e no período da tarde na Área 6 (UBS) às 13h30 e Área 7 (Complexo de Lazer), às 15 horas.

Dia 17/1, sexta-feira, pela manhã, às 8 horas, no São João (UBS) e às 9h30, Área 2 (UBS). Á tarde, às 13h30, Jardim Alegre (CMEI Henriqueta Lisboa) e às 15h, Jardim Itália (em frente à Igreja Assembleia de Deus).

Para as outras duas semanas de janeiro, dias 23 e 24, atenderá os seguintes pontos de troca.

No dia 23, quinta-feira, pela manhã, às 8h, Alto das Oliveiras (CMEI Maria Mazzetti) e às 9h30, Centro (Ginásio Furtadão). Á tarde, às 13h30, Bela Vista (Centro Comunitário) e às 15, Marinha (UBS).

No dia 24, sexta-feira, pela manhã, às 8h, Santa Rita (Complexo de Lazer) e às 9h30, Cem Casas (UBS). Á tarde, às 13h30, BNH (Minicentro), e às 15h, Jardim Europa (próximo ao CAIC).

O QUE PODE SER TROCADO

Papéis Jornais, cartazes, revistas, folhas de cadernos e provas, caixas de papelão em geral, formulários de computador, envelopes, rascunhos, fotocópias, embalagens tetrapak (suco, leite, etc.).

Todos os tipos de embalagens plásticas (PET, material de limpeza, shampoo, etc.), copos descartáveis (água, café), embalagens de (leite, maionese, margarina, ovos, etc.), canos, tubos, sacolas plásticas, escovas de dente, canetas esferográficas, baldes, artigos de cozinha (plástico).

Garrafas de vidro de bebidas (refrigerante, cerveja, suco, vinho, etc.), potes (molhos, maionese, condimentos.

Lata de folha (lata de óleo, salsicha, leite em pó, etc.), latas de alumínio, outras sucatas e ferros residenciais.

NÃO SERÁ ACEITO

Etiquetas adesivas, fita crepe, papel carbono, celofane, papel de fax, papel parafinado, metalizado, plastificado, guardanapo sujo, fotografias, radiografia (raio x), papéis sujos, papel sanitário, tocos de cigarro e carbono.

Espelhos, vidro de janela, box de banheiro, porcelanas, cristal, cerâmicas, vidros de automóveis, utensílios de vidro temperado (formas, travessas, pratos, etc.) tubos de televisão, válvulas e monitores de computadores, ampola de medicamentos, lâmpadas incandescentes, fluorescentes, Led e outras.

Geladeiras desmontadas, fogões desmontados, peças de máquinas e equipamentos agropecuários.

Abaixo, confira na íntegra, os pontos de troca da Feira do Bem neste ano referentes aos seis primeiros meses.

Cronograma da Feira do Bem – 1º Semestre de 2020