Um grande público compareceu na inauguração da Praça Jardim Progresso (Área 6), que aconteceu na noite de quinta-feira (18). Essa é mais uma etapa concluída do programa Nossa Praça, que visa construir e revitalizar praças da cidade e levar aos bairros um espaço para convívio e integração social, lazer, prática esportiva, entre outras ações.

O local, que fica na Avenida São João Del Rey, tem 831m2, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 39 mil e ganhou playground, pavimentação em paver, paisagismo com grama, flores e árvores, iluminação em postes ornamentais, academia ao ar livre e bancos.

O contentamento da população com a praça pode ser visto pelo presidente do bairro, Mauro Guerbe – o Cabo Guerbes – que lembrou de quando pediu a construção da praça ao prefeito, Dr. Márcio Matos, e foi atendido. “Estou feliz de ver essa praça, um espaço bonito para o povo da Área 6. Meu muito obrigado ao prefeito e funcionários da prefeitura que deixaram esse espaço bacana”, agradeceu.

Guerbes citou ainda outras obras da prefeitura, como asfaltamento, iluminação, reforma no colégio, colocação de um dentista para atender no posto de Saúde, entre outros, e aproveitou o ensejo para pedir outra praça, agora mais no final do bairro. Pedido esse, que o prefeito, se comprometeu tem em estudar e atender.

O vereador Maurício, que é morador próximo ao Jardim Progresso, citou as várias conquistas que o bairro vem obtendo e também destacou sua luta para conquistar a Praça. “Hoje o Jardim Progresso tem uma praça. Eu também lembro de quando demos início ao saneamento básico no bairro. Desde que fui eleito vereador, venho lutando junto à associação por saneamento básico, áreas de lazer, asfalto, CMEI, escola. São bandeiras que lutamos e hoje podemos dizer que nenhum bairro recebeu mais investimentos que o Jardim Progresso. Antes o que eram carreiros, hoje são ruas”, afirmou, acrescentando as obras que iniciarão dia 29 e também das escolas que serão ampliadas.

O prefeito, Dr. Márcio, mostrou sua satisfação com a praça, mas também com as melhorias que o bairro vem recebendo. “Há seis, sete anos atrás não podíamos imaginar que esse bairro estaria assim, tão desenvolvido. Ainda vamos ampliar o colégio, fazer o entorno do CMEI, estamos estudando uma outra saída de veículos do bairro, uma passagem de saneamento para coleta de esgoto. Esses são compromissos que estamos assumindo, assim como na campanha assumimos de fazer iluminação e asfalto e cumprimos”, declarou.

A vice-prefeita, Rita Mara Araújo, lembra que em campanha, o Jardim Progresso tinha ruas com lama, e hoje evoluiu muito. “Eu quero parabenizar a todos que ajudaram a desenvolver esse bairro. É para frente que se anda e tenho muito orgulho de acompanhar o Dr. Márcio em tudo isso”, declarou, desejando uma Feliz Páscoa a todos.

O presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Ligoski Betim, mais uma vez ressaltou a parceria entre Câmara e Prefeitura em prol da cidade. “Como é bom ver uma obra tão bonita como essa. Tenho certeza que o povo está muito feliz. Nós brigamos por nossos munícipes e nossos 13 vereadores tem votado projetos que beneficiam o povo, o exemplo é a ideia fantástica do Dr. Márcio em fazer as praças, se preocupando com os jovens, crianças, idosos e pessoas com deficiência, como é o caso das academias adaptadas para pessoas com deficiência”, destacou.

A secretária de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, destacou os avanços da educação da cidade e afirmou que não medirá esforços para melhoria das escolas no bairro. Ela citou de quando começou na Escola Municipal Paulo Freire e como a comunidade ampliou, deixando a escola pequena. “Nós precisamos construir e reformar. Avançamos na ação de desapropriar seis terrenos em torno da escola e assim que fizermos essa etapa, vamos iniciar a construção e reforma sem parar as aulas”, contou. Sobre o CMEI, a secretária explicou que já está pronta a obra, porém tem de fazer o fechamento do prédio e contratar professores por concurso para iniciar o funcionamento.

JARDIM PROGRESSO

No início da gestão do prefeito Dr. Márcio havia pavimentação em apenas 70% da Avenida Jurutanhi. Atualmente todo o bairro está asfaltado. Foram 29 ruas asfaltadas, num investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, o que tornou o Jardim Progresso o bairro que mais recebeu investimento na última década.

Atualmente o bairro vem sendo beneficiado pelo Programa Ilumina Telêmaco e o Programa Cidade Vigiada, com a instalação de luminárias de LED e câmeras de videomonitoramento do patrimônio público.