O prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio Matos, participou no dia 8 de junho (sexta-feira), na Unidade Puma, em Ortigueira, de uma reunião promovida pela Klabin e o Consórcio Caminhos do Tibagi, a respeito das ações realizadas e projeção de metas para o Projeto de Resíduos Sólidos. O encontro reuniu representantes dos sete municípios que fazem parte do projeto.

No encontro, a gerência de sustentabilidade e meio ambiente da Klabin apresentou todos os indicadores do projeto, como treinamentos, equipamentos doados, investimentos da Companhia, ações da coleta seletiva de cada município e apresentou o vídeo institucional do projeto. “Nosso objetivo é mostrar que todas as cidades apresentaram um bom desempenho e também quais serão os próximos passos desse importante projeto”, disse Júlio César Batista Nogueira, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

“Essa aproximação dá transparência às nossas ações com as comunidades e assim engajamos os municípios no desenvolvimento sustentável da região”, destacou o Gerente de Relações com Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

Para o presidente do Consórcio Caminhos do Tibagi, Ricardo Hornung, os resultados do Projeto de Resíduos Sólidos já podem ser vistos pela população dos sete municípios. “O principal objetivo é aumentar cada vez mais a reciclagem por meio da educação ambiental e diminuir a quantidade de rejeito que é enviada para aterros, melhorando a separação para as cooperativas, tendo assim melhor qualidade de vida para os cooperados”, completou.

O Consórcio Caminhos do Tibagi promoveu no dia 26 de abril no Centro de Convivência do Idoso, em Imbaú, uma Audiência Pública, com representantes dos 7 municípios para tratar da questão do novo aterro sanitário e para esclarecer todos os pontos sobre esse empreendimento importante para a região.

Sobre o projeto

O objetivo da parceria da Klabin com o Consórcio Caminhos do Tibagi, formado pelos municípios de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Ventania, Tamarana, Tibagi e Telêmaco Borba, é auxiliar na gestão dos resíduos sólidos. A iniciativa faz parte do Plano de Ação Socioambiental desenvolvido pela empresa na implantação da Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira. Entre 2014 e 2016, a companhia realizou um estudo e diagnóstico da cadeia de resíduos sólidos em cada uma das cidades e, em seguida, foram formulados os planos de ação.

Para o projeto, a Klabin forneceu aos municípios estruturas ou equipamentos como barracões, caminhões de coleta seletiva e materiais para estruturar a reciclagem em cada local, além de atuar na capacitação dos catadores e formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho. Cada município recebeu os insumos de acordo com a necessidade apresentado no plano de ação.

Outra frente de atuação do projeto diz respeito à educação ambiental nas escolas municipais que promove a formação dos professores e coordenadores pedagógicos para que os conceitos de coleta seletiva e reciclagem sejam trabalhados e multiplicados entre os alunos durante todo o ano.

A Klabin também realizou o projeto e está liderando o processo do licenciamento ambiental para viabilização do Aterro Sanitário Consorciado. O Consócio Caminhos do Tibagi será responsável pela construção e gestão do aterro e a previsão é de que inicie as operações em 2019, abrangendo a destinação de rejeitos dos municípios participantes do consórcio.

Fonte - www.klabin.com.br