Nem o tempo nublado e nem o frio espantaram o bom público que compareceu na tarde de sábado (26), para a inauguração do Complexo de Lazer e também a revitalização do Centro Comunitário, no bairro Marinha, que tiveram investimento de cerca de R$ 1,4 milhão.

O Complexo de Lazer homenageia José Carlos Yoshizawa, o “Japão”. O local recebeu um ginásio coberto, campo de futebol Society, playground, academia ao ar livre, pergolado, bancos, cancha de areia, calçamento em paver, estacionamento, paisagismo, entre outras benfeitorias.

Já o Centro Comunitário recebeu o nome de João Adolfo dos Santos, o “Capixaba”. O Centro recebeu melhorias na alvenaria, nova pintura e iluminação, além da manutenção dos banheiros, que vai permitir que os moradores da Marinha façam bom uso do local.

O prefeito, Dr. Marcio Matos, lembrou do tempo em que era deputado federal e destinou verbas para construção de uma quadra, que hoje faz parte do Complexo de Lazer. “Era para ter iluminação na época, porém hoje corrigimos, e fizemos muito melhor. Infelizmente nossa cidade não foi projetada e nós agora estamos ajeitando as coisas, proporcionando um local para a população confraternizar, se divertir, para nossos adultos e principalmente as crianças usufruírem”, declarou.

A filha de José Carlos, Francine Yoshizawa, agradeceu aos moradores do bairro e demonstrou o seu orgulho em ter o pai homenageado. “Eu e minha família estamos muito felizes pela homenagem. Eu não moro mais no bairro, mas tenho orgulho de ter me criado aqui e estou muito feliz, pois vejo o quanto o Dr. Marcio tem investido aqui”, declarou.

Paulo Sérgio Santos, filho do Capixaba, lembrou dos feitos de seu pai na comunidade e considerou muito justa a homenagem. “Foi uma pessoa que carpiu muitos lotes, carregou caminhões com telha e tijolo para ajudar as pessoas, que fez muito pela comunidade. Ele sonhava com um local para festas, para as pessoas confraternizar, e hoje tem o seu nome representando o Centro Comunitário”, discursou.

O presidente da Associação de Moradores da Marinha, Geraldo Klaber da Silva, lembrou de quando foi criada a associação, em junho de 1990, e das conquistas do bairro nestes anos. “Desde esse tempo tem pessoas lutando pelo bairro. Essa não é uma vitória da gestão atual, mas de todos que lutaram. Obrigado Dr. Marcio por essa conquista para nossa comunidade”, agradeceu, convocando todas as pessoas a cuidarem do Complexo e do Centro Comunitário.

A vice-prefeita, Rita Araújo, enalteceu os familiares dos homenageados, que honraram pai e mãe e lembrou de quando foi construído o Centro Comunitário, em 2009, na gestão do seu marido, Dr. Eros. “Lembro de que fizemos muitas coisas, entre elas o Clube de Mães. Tomara que os próximos prefeitos continuem com a manutenção do Centro Comunitário, que ele seja um local das pessoas se encontrarem, aprenderem e que aproveitem da melhor maneira possível”, discursou.

O secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, afirmou que o Dr. Marcio sempre preza pelo ser humano e por todas as comunidades. “Nós estamos construindo vários locais de lazer e recreação, e a sua gestão está dando honra àqueles que lutaram pela comunidade, criando espaço para juventude. Tenho certeza que no céu o Capixaba e Japão estão muito felizes”, afirmou, acrescentando outras conquistas no bairro, como o asfalto na Estrada dos Guararapes.

O presidente da Câmara, vereador Hamilton Aparecido Machado, convidou todos os vereadores a vir à frente e elogiou mais essa conquista. “A Câmara tem sua parcela nesta conquista. Sempre que o Executivo nos envia projeto que beneficiam o povo, a Câmara libera a verba, sempre com responsabilidade com o dinheiro público”, declarou.

O vereador, Anderson Antunes, que mora próximo a Marinha, disse que o bairro recebeu o que tinha de melhor. “Muitos prometeram, mas foi o Dr. Marcio que fez a diferença e está deixando esse legado para comunidade. Nós temos o melhor complexo e espero que os moradores cuidem, pois foi um grande presente para vocês da comunidade”, finalizou.

 PROJETO BRINCAR

Além da inauguração, outra coisa que chamou bastante a atenção foi a festa que as crianças fizeram ao participar do Projeto Brincar. O evento levou vários brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce, entre outras atividades para as crianças e adolescentes, que se divertiram durante toda a tarde.

Também na arena de grama sintética, houve torneio com equipes da Marinha e outros bairros da cidade.

HOMENAGEADOS

O complexo de lazer homenageia um grande morador da Marinha e entusiasta do esporte no bairro, o senhor José Carlos Yoshizawa, também conhecido como Japão.

José Carlos nasceu na cidade de Abatiá, em 12 de dezembro de 1963, filho de Shigueyki e Jovita Yoshizawa. Ele se mudou para Marinha em 1995. Além de ser um exímio carpinteiro, José Carlos também gostava muito do futebol, e na Marinha foi jogador e também comandou times de futebol.

Infelizmente, José Carlos faleceu aos 47 anos, em 28 de setembro de 2011. Ele deixou quatro filhos: Franciele, Paulo, Robson e Francine e sete netos: Cristiano, Samuel, Thayse, Paulo Henrique, Maria Rita, Yasmim e Isaac.

JOÃO ADOLFO DOS SANTOS

O Centro Comunitário da Marinha fez uma justa homenagem a um morador que deixou a sua marca na comunidade, o senhor João Adolfo dos Santos.

Filho de Mário Adolfo e Alice dos Santos, João Adolfo nasceu em 29 de novembro de 1947, em Colatina, no Espírito Santos, o que lhe rendeu o apelido de Capixaba. Ele era carpinteiro e trabalhou em importantes empresas como Bralink, Serra Almeida, Joaquim Mariano, Akari Climek, entre outras.

João chegou à Marinha em 1986 e foi presente no bairro, sendo fundador e técnico do time Litoral Futebol Clube, presidente da Imaculada Conceição e também presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Regente Feijó.

Além disso João cuidava muito dos seus vizinhos, realizando bingos, festas, leilões e eventos para angariar fundos para construir casas para as pessoas da comunidade que moravam em barracos de lona.

João nos deixou no dia 05 de julho de 1996, deixando os filhos: Paulo Sérgio, Aldair, Fábio e Ademir; os netos: Higor Lorran, Maria Clara, Vitória, João Paulo, Murilo e bisneto: Luiz Henrique.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba