Um grande número de pessoas acompanhou a inauguração do Centro Comunitário Adão Batista dos Santos, no Jardim União, que aconteceu na tarde de sábado (19). O evento foi marcado por emoção e também alegria.

O Centro Comunitário tem 215 m2 e teve um investimento de R$ 333 mil. Ele abriga um amplo salão social, escritório, churrasqueira, cozinha, banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais, além da central de gás.

Durante a cerimônia, a filha do homenageado, Adão Batista dos Santos, a Patrícia Silva Batista Santos, foi às lágrimas com a emoção pela homenagem ao seu pai. A única coisa que conseguiu falar foi que estava feliz e queria que Adão estivesse ali, vendo a homenagem.

O secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, consolou a Patrícia e afirmou que as lágrimas falam pelo coração. “Teu coração expressou em lágrimas sua emoção. O que mais importa é o que vem do coração”, afirmou.

Dr. Benck também falou dos avanços que aconteceram no bairro desde 2017, como asfalto, iluminação em LED, construção do complexo de lazer, regularização fundiária, entre outras melhorias. “Hoje inauguramos o Centro Comunitário. Estamos vendo resultados, mas ainda temos mais coisas a fazer, como a entrega das escrituras e quem sabe em breve teremos uma escola para o bairro. Um passo de cada vez, mas nos comprometemos a trabalhar muito para o bairro ainda”, destacou.

O prefeito, Dr. Marcio Matos, lembrou de quando chegou no município, na década de 70, e o quanto a cidade evoluiu então. “Quando cheguei, vi que tinha muito potencial para evoluir. Conheci muitas pessoas e aprendi com elas, e hoje podemos melhorar muito a cidade, porque ouvimos as pessoas, principalmente as que mais precisam, e pudemos trabalhar por elas. Um exemplo é o Jardim União, onde fizemos muito e vamos fazer ainda mais, pois essas pessoas merecem ser representadas dignamente”, discursou.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim União, Patrick Hernandez, lembrou da atuação do senhor Adão, que chegou a ser vice-presidente da Associação. “Sou muito feliz em poder conhecê-lo. Aprendi muito com a experiência”, comentou.

Patrick também destacou as várias conquistas do bairro, como coleta de lixo, redutores de velocidade, energia elétrica, entre outros benefícios já citado. “Eu só tenho que agradecer à gestão Dr. Marcio e à Câmara, pois sem eles nada teria acontecido. O Dr. Marcio é um pai para o Jardim União e para cidade, pois fez muito para todos”, opinou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Aparecido Machado, convidou os vereadores presentes a virem ao seu lado e destacou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. “É um prazer ver a transformação que houve aqui e em toda cidade. E a população sabe que pode contar sempre com a Câmara em tudo que beneficie Telêmaco Borba. Estamos sempre dispostos a ajudar”, discursou, aproveitando para elogiar a obra e pedindo que população a cuide das obras realizadas.

Antes de descerrar a placa de inauguração, o pastor Tarcísio Taglieber, realizou uma oração para abençoar o local.

PROJETO BRINCAR

Além da inauguração, outra coisa que chamou bastante a atenção foi a festa que as crianças fizeram ao participar do Projeto Brincar. O evento levou vários brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce, entre outras atividades para as crianças e adolescentes, que se divertiram durante toda a tarde.

O Conselho da Mulher também teve uma tenda, onde realizou atividades referentes ao Agosto Lilás, entre elas, a orientação sobre a violência contra a mulher e familiar.

HOMENAGEADO

O nome do Centro Comunitário do Jardim União faz uma justa homenagem a um morador muito querido e entusiasta do esporte no bairro, o senhor Adão Batista dos Santos.

Ele se mudou para o Jardim União em 1999, e aqui ficou por mais de 20 anos e fez muitas amizades. Morador muito presente na comunidade, participou ativamente da Associação de Moradores, onde chegou a ser vice-presidente.

Como um entusiasta do futebol, realizou muitos torneios no bairro, que movimentava crianças, adolescentes e até adultos.

Adão faleceu no dia 07 de janeiro de 2020 e deixou cinco filhos: Patrícia Silva Batista Santos, Beatriz Silva Santos, Vanessa Silva Santos, Andrei Carneiro Silva e Alisson Carneiro da Silva.