A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), ofereceu a sete servidores da Oficina Mecânica, nos dias 03 04 e 05 de fevereiro, o curso de Injeção Eletrônica Diesel COMMON Rail.

CRDI ou "Common Rail Direct Injection" é uma sigla utilizada para denominação de um novíssimo e sofisticado sistema de injeção direta de combustível diesel sob alta-pressão em motores de combustão interna, criado pela Fiat italiana e, posteriormente, desenvolvido e patenteado pela Bosch alemã, que o licenciou para vários fabricantes mundiais de veículos automotores, como Mitsubishi, Hyundai, Ford, Mercedes-Benz, Kia, Nissan e Volkswagen, entre outros.
O Common-rail é um sistema de injeção criado nos anos 90 para veículos utilitários de trabalho pesado e posteriormente adaptado para automóveis ligeiros Engeneering e posteriormente cedido para desenvolvimento à Bosch alemã. A Fiat foi à primeira marca a comercializar um automóvel com esta tecnologia. Estreou-se em 1997 no Alfa Romeo 156, e no mesmo ano no Mercedes-Benz E 320 CDI.
Consiste numa bomba de alta pressão que fornece a pressão através de uma rampa comum a todos os injetores, o que permite fornecer uma pressão (de 1350 bar a 1600 bar) constante de injeção, independentemente da rotação do motor, sendo o comando dos injetores e feito por válvulas magnéticas presentes na cabeça dos mesmos. A sua vantagem é um menor ruído de funcionamento, arranque a frio quase instantâneo, e uma clara melhoria de prestações e diminuição da poluição e de consumo. Atualmente é o sistema usado em quase todos os veículos a diesel.
O Curso trouxe melhorias significativas para o andamento dos trabalhos da nossa Oficina Mecânica, visto que agora nossos servidores estão capacitados a efetuar manutenções preventivas e corretivas nos veículos equipados com Injeção Eletrônica, frisa o professor José Reinaldo Antunes Carneiro, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos.
Fonte: http://dicasengenharia.blogspot.com/2008/12/viso-geral-do-sistema-de-injeo-diesel.html; http://pt.wikipedia.org/wiki/Common-rail