Foi realizado nas dependências da Rodoviária, durante toda a sexta-feira (03), o primeiro Mutirão de Empregos de Telêmaco Borba. A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, sancionou a Lei Municipal 2482, de 10 de maio de 2023, que institui a "Semana do Mutirão do Emprego".

Esta ação, que passa a integrar oficialmente o Calendário de Eventos do Município, tem a realização da Secretaria do Trabalho e Industria Convencional, visando aproximar a população telemaco-borbense das diversas oportunidades de trabalho.

O principal objetivo desta iniciativa é promover a inclusão socioprodutiva e a qualificação profissional e a diversidade de vagas oferecidas durante a Semana do Mutirão do Emprego reflete sua relevância na vida econômica, social, política e cultural de nosso Município.

O evento contou com a parceria de diversas empresas e instituições, entre elas a Acitel, UniFateb, Employer, Agência do Trabalhador.

A vice-prefeita, Rita Mara, destacou que o Mutirão é um sonho feito com muitas mãos. “Nós nos reunimos e conseguimos, pois o emprego é dignidade, é o pão na mesa. E nós fazemos parte de uma engrenagem para que vocês tenham empregos”, citou a vice-prefeita, que também lembrou que recentemente teve a regularização fundiária do bairro São João. “São duas coisas muito importantes: habitação e emprego. Nós estamos batalhando para que todos tenham isso”, afirmou, Rita.

O chefe do Núcleo Regional do Trabalho, Marcos Moreira, representou o governador Ratinho Junior no evento e destacou que o Mutirão é uma grande fonte de empregos para região. “O Governo do Estado tem investido em qualificação, para gerar mais contratações. Ações como estas movimentam as agências de emprego e incentiva que busquem cursos”, destacou.

O vereador, Felipe Pedroso, que foi o autor da Lei do Mutirão de Emprego, afirmou que o evento é uma oportunidade de mudar a vida das pessoas e agradeceu o apoio da Prefeitura e dos parceiros. “Sem parcerias não conseguiríamos estar aqui. As empresas abraçaram o projeto. Só tenho que agradecer à Rita pelo comprometimento. E quero que vocês cheguem em casa felizes, pois conseguiram seu emprego”, discursou.

A presidente da Acitel, Taty Lima, enalteceu a iniciativa da Prefeitura e do vereador. Ela destacou a felicidade com a realização do Mutirão e a adesão do público. “Estou feliz com o número de pessoas aqui. Com certeza, em breve, teremos um segundo mutirão. Nós estamos plantando prosperidade e logo vamos colher os seus frutos”, afirmou.

O gerente da Agência do Trabalhador, James Siqueira, lembrou de como começou as tratativas para criar o mutirão. “Só a Agência não tinha condições, então fomos procurar parceiros. Obrigado a todos que acreditaram em nós e nos permitiram estar hoje. Espero que todos saiam contratados”, finalizou.