A Administração Municipal realizou, na noite de quarta-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba, a cerimônia de entrega de certificados aos participantes que concluíram diversos cursos de capacitação profissional. Sob a gestão da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional, a cerimônia celebrou não apenas a conclusão dos cursos, mas também o compromisso da administração em proporcionar oportunidades de desenvolvimento para os cidadãos do município.

Os cursos abrangeram uma variedade de áreas, desde culinária alemã até técnicas para garçom, preparo de lanches, aproveitamento integral dos alimentos e imobilização ortopédica. Este último, uma novidade na grade de cursos, demonstra a sensibilidade da administração em atender às demandas específicas da comunidade e fornecer formação em áreas de necessidade emergente.

A vice-prefeita Rita Mara de Araújo elogiou a seriedade do trabalho realizado e destacou a importância de estar presente nessas capacitações, onde teve o prazer de saborear o melhor Yakisoba da região, fruto do aprendizado dos participantes e que a Administração continuará a oferecer cursos que beneficiem à comunidade proporcionando renda e qualidade de vida. “Esses esforços demonstram o comprometimento da administração municipal de Telêmaco Borba em investir no desenvolvimento de sua comunidade, capacitando os cidadãos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o crescimento econômico local”, frisou Rita.

Durante o evento, o secretário Municipal do Trabalho e Indústria, Weliton Franco, expressou sua satisfação em desempenhar o papel de gestor público ao oferecer oportunidades de capacitação à população.

A parceria com o SENAC foi fundamental para o sucesso dos cursos, como enfatizado pelo chefe de Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti. O apoio dessa instituição de renome tem fortalecido os programas de capacitação, incentivando o empreendedorismo e possibilitando a criação de novos negócios entre os participantes.

Participaram da solenidade, pelo SENAC, a gerente executiva, Meri Terezinha Messias Teixeira, o consultor comercial, Paulo Silva e o professor de gastronomia, Gilson Rosa.

Professora Édina Cruz, secretária municipal de Educação, participou do evento e parabenizou a organização e os formandos.

Desde 2017, mais de 2.600 certificados foram emitidos, representando um investimento significativo de R$ 1.564.510,00 em cursos gratuitos. Para 2024, a Administração Municipal planeja expandir ainda mais essas oportunidades, com investimentos previstos acima de R$ 450 mil reais e mais de 800 vagas ofertadas.

É importante ressaltar que os cursos não se limitam apenas à gastronomia, mas também abrangem áreas como indústria, transporte e saúde, refletindo o compromisso com uma formação profissional abrangente e diversificada, ressalta Josemir Zanetti.

Professor de gastronomia do SENAC, Gilson Rosa, bastante elogiado pelo seu trabalho.