Na última quinta-feira (18) foi realizada uma oficina a respeito do uso de Ecosolo para tirar dúvidas dos produtores rurais locais e da região. Ação realizada através da parceria entre Prefeitura e Matas Sociais, foi ministrada pelo consultor do Sebrae, Lindomar Schimitz, e contou com a participação do presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Vale do Tibagi – COOPERVATI, Ilário Cizanska, e a engenheira agrônoma da Prefeitura, Kelly Rodrigues Bonotto.

O Ecosolo é um condicionador de solo comercializado pela AMBIPAR, porém produtores atendidos pelo Programa Matas Sociais tem acesso sem custo a esse material dependendo da disponibilidade. E a prefeitura também participa dessa ação recebendo as solicitações e realizando o transporte do material.

Na oficina foi abordado como realizar a utilização do ecosolo no plantio de hortaliças, técnica do mulching (utilização de lonas nos canteiros) e plantio de bananeiras e sua utilização como quebra-ventos. Também se falou sobre técnicas de cultivo que fazem menor utilização de água.

Esses encontros deverão acontecer de forma contínua a cada 60 dias na Vila Rural, como forma de acompanhamento dos resultados, e é voltada aos produtores locais e outros que tiverem interesse no cultivo.

Também está sendo realizado pela Prefeitura um trabalho de incentivo à produção rural no município inclusive fomentando o cooperativismo visando o mercado institucional. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria, no prédio da Rodoviária, com a engenheira Kelly.