A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria (SMTIC), realizou na quarta-feira (22), no Auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio da Secretaria Municipal de Educação, a entrega solene dos certificados dos cursos de gastronomia em parceria com o Senac. Foram entregues certificados dos cursos de Culinária Oriental, Cozinha Japonesa, Boas Práticas para o Serviço de Alimentação, Serviços de Panificação, Hambúrguer Artesanal, Hamburguer Gourmet, Preparo de Pizzas, Cozinha Italiana e Comidas de Rua: pelo Brasil e pelo Mundo.

O evento contou com a participação de formandos e familiares, do Professor Gilson Rosa da Silva do Senac, dos vereadores Professor Klécius Silva e Élio Cezar Fubá, do chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico Elieser Meira e da coordenadora pedagógica da Secretaria do Trabalho e Indústria Maria Lurdes Galvão.

Em 2023, só no setor de alimentação, foram oportunizadas 714 vagas, com 42 turmas em 25 cursos diferentes, com as aulas sendo ministradas na Cozinha Pedagógica do Terminal Rodoviário.

Representando a prefeitura e o secretário Weliton Franco, falou Elieser Meira, chefe de Divisão da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria, exaltando a importância do trabalho de capacitação e preparo profissional para o mercado cada vez mais concorrido. Hoje em Telêmaco Borba são ofertadas, na gestão do prefeito Dr. Márcio e Rita, cursos de forma gratuita que só eram possíveis ter acesso nos grandes centros, assim o poder público tem feito toda a diferença na comunidade.

O professor Gilson Rosa do SENAC destacou que só é possível ter esses grandes resultados com  interesse e a participação de alunos, e com a qualificação profissional está promovendo desenvolvimento do município, gerando renda e aumentando a auto estima das pessoas.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Professor Klécius, destacou a importância da qualificação profissional nas políticas públicas, e também disse que é preciso valorizar o conhecimento obtido e trabalho que será executado, pois sabe o valor do trabalho quem o executa, seja no serviço ou em um produto. O vereador Fubá disse que o prefeito Dr. Márcio tem feito um grande trabalho, destacando as políticas públicas como capacitação profissional e a CNH gratuita que atendem as necessidades da população.

Aproximadamente 100 alunos receberam os certificados e também foi anunciado que serão ofertados mais cursos a partir do início do ano de 2024.