O programa Vocação em Ação de iniciativa da Prefeitura, que tem como objetivo a identificação e capacitação de novos empreendedores em nosso município, resultou na constituição da primeira empresa, nesses moldes, em Telêmaco Borba.
Trata-se da empresa Eucapi Painéis Decorativos de propriedade de Andrielli Chigueira e Augusto Rodrigues, ambos moradores no município.
O projeto foi apresentado na tarde desta segunda-feira (20) no Paço das Araucárias pelo secretário municipal do Trabalho e da Indústria Convencional, Joalmir Pucci, juntamente com os empresários, ao prefeito Luiz Carlos Gibson e os setores da municipalidade.

"Demonstramos ao prefeito um resultado de sucesso, de pessoas que acreditaram no sonho e estão tornando realidade, inclusive nos fazendo cumprir a Lei 1644 do empreendedorismo, isso para nós é de extrema importância", resumiu Joalmir.

Andrielli explicou as etapas do projeto entre os anos 2010/2011, o início do trabalho na Escola da Madeira e a projeção de um espaço mais amplo.

"Temos um plano de trabalho estabelecido e buscamos cumprir cada etapa, inicialmente pelo programa com a Prefeitura, a parceria com o Senai e a Feira Metalmecânica de Maringá. Então toda parte burocrática nós já tratamos e esperamos estruturar para que em 2015 a atividade se desenvolva com a produção em escala industrial", afirma Andrielli.

O prefeito Gibson demonstrou alegria com a conquista dos jovens empreendedores. "Fico muito feliz com o resultado apresentado por esses jovens talentos no ramo empresarial e torço para que novos valores surjam no mercado para que tornemos Telêmaco Borba cada vez mais forte no ramo industrial, empresarial".

O chefe do Executivo Municipal recebeu dois prêmios por Telêmaco Borba, Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável

CONQUISTA – A empresa Eucapi participou de um projeto a nível federal denominado Tecnova – Fundação Araucária e foi selecionada, obtendo recursos, a fundo perdido, no valor de R$ 180.095,00 havendo uma contrapartida de R$ 9.005,00.

Esses recursos darão suporte para compra de equipamentos, insumos, contratação de mão de obra, realização de consultoria e outros serviços.
EMPRESA – A empresa Eucapi fabrica painéis de revestimento de madeira de eucalipto e pinus desenvolvidos a partir do uso de resíduos de madeira beneficiada.

O painel para revestimento é fabricado em lascas e pastilhas de madeira maciça de eucalipto e ou pinus de diferentes espécies, através do processo de reutilização de resíduos provenientes da indústria madeireira do município de Telêmaco Borba, essa madeira passa pelo processo de beneficiamento e secagem.

O objetivo, segundo Andrielli, é estruturar a empresa para produzir e comercializar no mercado de revestimentos.

Alguns painéis estão expostos no Senai de Telêmaco Borba.

PROGRAMA VOCAÇÃO EM AÇÃO - O programa "Vocação em Ação" é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC) em parceria com o SENAI e SEBRAE E vem demonstrando excelentes resultados, tendo como objetivo desenvolver projetos inovadores utilizando a base madeireira existente no município e fomentar o empreendedorismo para o surgimento de novas empresas.

Foto
Prefeito Luiz Carlos Gibson (ao centro), ladeado pelos empreendedores Andrielli Chigueira e Augusto Rodrigues e o secretário municipal de Trabalho e Indústria Convencional Joalmir Pucci, durante a apresentação do projeto da Empresa Eucapi, criada no programa Vocação em Ação