As pessoas com deficiência no município de Telêmaco Borba passam a contar desde o dia 2 de julho com uma nova aliada, porque nesta data ocorreu a criação da ONG (Organização Não Governamental) DIDEF-TB – Direitos Dos Deficientes de Telêmaco Borba.

A reunião e a constituição da diretoria ocorreram na Sala de Reuniões da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Telêmaco Borba, a qual por meio da sua Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, representada pelos advogados doutores Filsner Ferreira, Kely Nocera e Carlos, estão recebendo apoio jurídico para a devida criação.

Apenas a chapa liderada por Luiz Adriano Marcoski se inscreveu no processo de eleição e foi aclamada para conduzir os trabalhos. Um dos principais propósitos da ONG é que seja criado o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.

De acordo com o presidente eleito, Adriano, o principal intuito da DIDEF-TB é lutar pelos direitos já adquiridos através de leis em vigor, como por exemplo, a Lei Federal 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Estadual 18.419/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência no Paraná.

“Dentro dessas leis, a principal luta será pela ‘acessibilidade’, no que nosso município necessita avançar. Em breve, a DIDEF-TB estará promovendo um evento convidando as pessoas com deficiência de nosso município para adesão à ONG objetivando, assim, uma entidade com grande número de filiados reunindo mais força para a classe”, afirma o presidente Adriano.

O prefeito Dr. Marcio Matos considera de suma importância a questão da acessibilidade e que o município tem atuado para que os novos locais e os já existentes possam oferecer condições de mobilidade aos deficientes.

O vereador Marquinho Almeida participou da reunião e ao final entregou a cópia das principais proposições apresentadas na Câmara Municipal quanto a acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência, tais como: rampas de acesso e piso tátil em prédios públicos e praças, e também destacou sobre a criação do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, entre outras.

Diretoria da ONG-DIDEF-TB em Telêmaco Borba, em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência:

Presidente: Luiz Adriano Marcoski

Vice-Presidente: James Siqueira

1ª Secretária: Katleenny Teixeira

2º Secretário: José Carlos Pereira

1º Tesoureiro: Adenir Hala

2º Tesoureiro: Vanderson de Oliveira;

Conselho Fiscal: Edenilson Lopes, Thiago Dias e André Luiz Martins

Conselho Deliberativo: Rodrigo Justus de Oliveira, Samuel Matricardi e Iuri Kolodji

Foto (Guto Kosx) - ONG-DIDEF-TB atuará pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência e especialmente na questão de acessibilidade.